
Fundão: Casas e Lugares do Sentir inaugura Casa do Queijo na Orca
Irá realizar-se, no dia 3 de dezembro, sábado, às 15h00, a inauguração da Casa do Queijo da Orca, que irá decorrer de acordo com o seguinte programa:
14h30 Autocarro no Pavilhão Multiusos do Fundão
Animação – Grupo de Bombos dos Três Povos
15h00 Visita a uma queijaria de produção de queijo queimoso das Zebras
16h00 Inauguração da Casa do Queijo da Orca
16h30 Oficina do queijo
Oficina de requeijão | Como se coze o soro
Apresentação do Roteiro da Pastorícia e do Queijo (Trígono do Queijo e da Pastorícia: Três Povos, Orca e Soalheira)
17h00 Apresentação do passaporte das Casas e Lugares do Sentir (familiar e individual)
Degustação de queijo: tábua de queijos da Orca.
A Casa do Queijo da Orca faz parte do roteiro das Casas e Lugares do Sentir, um conjunto de casas distribuídas pelo concelho do Fundão, que honram os saberes e tradições locais e que formam um excelente roteiro de interesse cultural, turístico e educativo.
A freguesia da Orca está intimamente ligada ao queijo, a um saber fazer característico da feitura do queijo tradicional. Face à importância da pastorícia, decidiu-se criar a Casa do Queijo, que dá a conhecer toda a fileira do queijo, assim como o método de produção.
Para usufruir das doze Casas e Lugares do Sentir, o Município do Fundão criou um passaporte familiar que irá ser apresentado durante a cerimónia de inauguração.