Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Gouveia: Aproxima-se fim das obras da incubadora de negócios “CoworkGouveia”


Reabilitação do Espaço Envolvente à Antiga Fábrica Têxtil Bellino
Decorre a bom ritmo a obra “CoworkGouveia – Incubadora de Empreendedorismo”, estando próximo o seu término.
Este espaço de acolhimento empresarial surge da reconversão da antiga fábrica têxtil ‘Bellino & Bellino’ e virá apoiar as empresas e negócios que ali se instalem.
A nova incubadora de negócios virá dinamizar as atividades económicas ao proporcionar às empresas e empreendedores oportunidades de networking e inovação social.
O seu uso será público e, através do estímulo empresarial resultante, pretende-se potencializar a fixação da população no concelho.
A empreitada da “Reabilitação do Espaço Envolvente à Antiga Fábrica Têxtil Bellino” teve início a 1 de fevereiro de 2020 e a sua conclusão está delineada para 31 de dezembro de 2021.
O custo total elegível da reconversão da antiga fábrica num espaço de cowork foi de 1 345 270,00 euros, valor comparticipado em 1 143 479,50 euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
De um ponto de vista histórico, o CoworkGouveia virá impulsionar a atividade económica do concelho precisamente onde, em outros tempos, esteve instalada a grande força propulsora da economia local, a fábrica dos irmãos Bellino.
Construída diretamente sob a Ribeira Ajax e possuindo uma linguagem arquitetónica verdadeiramente industrial, a antiga fábrica afirma-se como o mais emblemático dos 18 edifícios que compunham esta área industrial.