Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Gouveia: Secretário de Estado da Administração Local presente na Romaria de Nossa Senhora de Assedace


Decorreu, na manhã do dia 8 de setembro, a Romaria de Nossa Senhora de Assedace, tendo-se cumprido, mais uma vez, a tradição de celebrar a festa em honra de Nossa Senhora de Assedace, integrada novamente na Rede Cultural Terras da Transumância.

Este ano, para além da presença de Gil Barreiros, Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia, de Luís Tadeu Marques, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, e do restante executivo municipal, também esteve presente no certame o Secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel.

O evento teve início pelas 7h30, com concentração junto à igreja de S. Pedro, em Folgosinho, até à Ermida da Nossa Senhora da Assedace.

Um trajeto, de cerca de 9 Km, numa experiência orientada, acompanhada e interpretada da paisagem.

Do percurso da romaria fez parte a subida pela calçada romana dos Galhardos, iniciando a descida na Portela de Folgosinho, até ao cruzeiro da Assedace, chegando daí à ermida, onde se deu início às celebrações.

As celebrações religiosas da Eucaristia e da Procissão foram promovidas pelo pároco da freguesia de Folgosinho e da Irmandade das Almas, constituindo-se como a expressão mais elevada da fé e da religiosidade das gentes locais.

No período da tarde, houve, ainda, lugar para a tradicional merenda comunitária, que constituiu um momento de partilha e de convívio entre os fiéis.

Este é um evento anual relacionado com a transumância, evocando a descida dos rebanhos da Serra, constituindo um dos momentos mais marcantes para a freguesia de Folgosinho, dado ser uma ocasião singular de celebração, fé e convívio.

Uma festa que reflete a fusão entre o sagrado e o profano, vivida intensamente pelas populações locais de Folgosinho e que representa a identidade etnográfica mais pura e genuína das gentes deste território.

A Nossa Senhora da Assedace tem um papel fundamental na espiritualidade das gentes da Serra da Estrela, sendo considerada como a protetora dos pastores e do gado da montanha.