Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Gouveia:Assinala Hoje o Dia do Município


 

A cidade de Gouveia, assinala no dia de hoje, 12 de agosto, o Dia do Município.
A manhã iniciou com a saudação à cidade pela Banda Filarmónica Amizade de Arcozelo da Serra, que percorreu as ruas da cidade, tendo-se seguido o ato solene do içar das bandeiras na Praça do Município.

A sessão solene comemorativa teve lugar no Teatro Cine de Gouveia e contou com a presença de Sua Excelência a Senhora Ministra da Administração Interna, a Ministra da Administração Interna, Dra. Maria Margarida Blasco Martins Augusto.

Assim e após um primeiro momento musical, a cargo do Quarteto da Orquestra Ligeira de Gouveia, o Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Gil Barreiros deu inicio à sessão, saudando todos os presentes e recordando que Gouveia é “uma terra de tradições, uma terra que vive intensamente todo o ano para chegar às Festas do Senhor do Calvário, altura em que se atinge o auge da vivência gouveense com a vinda dos emigrantes, que estão espalhados por todo o mundo.” Salientou ainda que “Gouveia é uma terra de carater, de sentimentos, uma terra onde é bom viver.” Dirigindo-se à Senhora Ministra da Administração Interna, terminou referindo que “temos que ter a noção que é preciso olhar para este interior com olhos diferentes e que se houver discriminação, esta tem que ser positiva.”

Após esta intervenção protocolar, seguiu-se a entrega dos Prémios de Desporto e Expressão Artística, que destacaram duas personalidades que, reconhecidamente, tiveram, ao longo do ano ou do seu percurso, um papel preponderante no contributo para a elevação do nome de Gouveia e do concelho, a nível nacional ou internacional.
No âmbito desportivo, foram, assim, agraciados, Eduardo Jorge Vaz Mourato e Guilherme Artur Cabral Duarte, praticantes de triatlo e ciclismo respetivamente.

Os Prémios de Mérito na Inovação Jovem Manuel Jacinto Alves, distinguiram, também, três jovens matriculados no Ensino Profissional e ligados a projetos inovadores e de reconhecida qualidade. Classificando-se em terceiro lugar, Diogo Rafael Santos Ferreira, em segundo, Mariana Simões Ferreira e em primeiro, Gabriel Filipe Cantarinha Tente.

A sessão prosseguiu com a entrega dos Prémios de Mérito Escolar “Pedro Amaral Botto Machado” aos alunos do ensino básico, secundário e superior que, durante este ano letivo, obtiveram um aproveitamento escolar excecional.
Assim, destacaram-se, no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Benedita Rodrigues Rafael Vicente; Carlota Maria Meneses Salgado Oliveira; Diana Prata Silva; Joana Rita Pinto de Oliveira; Luana Cardoso Santos; Diogo António Martinho Silva; Joana Ventura Coelho; Rodrigo Gustavo Silva de Almeida; Salvador Ribeiro Ribeiro; Anne Miranda Collaço; Duarte Vieira de Matos; Maria Letícia Brites Simões; Alice Maria de Carvalho Martins; Beatriz da Silva Oliveira; Afonso Borges Abrantes; Mathylde Coelho Miranda e Tomás Manuel Lopes Santos.

No 2.º Ciclo, os melhores alunos foram Letícia Albuquerque Noutel; Matilde Abrantes dos Santos; Amanda Miranda Collaço; Cecília Pires da Costa e Eva Carvalho Fonseca, enquanto que no 3.º Ciclo se destacaram Francisca Garrido Amaral Lopes Garcia; Carolina Cunha Araújo Coutinho Terra; António Miguel Amaro Nunes e Miguel Correia Cardoso.

Ana Inês Almeida Palmeiro; Maria Gouveia Fonseca; Mário Amaral Sanchez; Tomás Santos Figueiredo; Duarte Alpoim Pinheiro Lopes; Joana Ramos Duarte; Maria Ferreira Cardoso; Rafaela Cardoso Costa e Simão Lopes Oliveira, mereceram a distinção de melhores alunos da Escola Secundária de Gouveia.

No Ensino Superior, ouviram-se os nomes de Jacinta Ferrão Brito, no Politécnico e Inês Cantarinha Lopes, no Universitário.
Depois do mérito escolar, seguiu-se o mérito municipal, com o momento da entrega das medalhas que marcam o reconhecimento da autarquia gouveense pela vida e entrega à causa pública de 22 entidades, cujo percurso tem contribuído para o engrandecimento da região e para elevar o nome de Gouveia.

Os distinguidos começaram por ser os produtores de vinho do concelho, considerando-se que estes têm sido verdadeiros embaixadores da sub-região da Serra da Estrela, desenvolvendo um trabalho notável na promoção deste território vitivinícola.
Assim, a Quinta da Madre de Água, a Quinta da Ponte Pedrinha, a Quinta da Espinhosa, a Casa Américo – Seacampo – Sociedade Agrícola, Lda., a Quinta da Tapada do Barro, a Casa da Passarella, a Textura Wines, Lda., a MOB – Moreira Olazabal & Borges, a Casa Monte Aljão, a Quinta dos Garnachos, a Quinta da Perdonda, a Niepoort e António Oliveira – Family Estate receberam esta distinção.

Foram igualmente atribuídas medalhas de mérito municipal à Queijaria Tradicional da D. Ângela, localizada em Paços da Serra, a Maria da Conceição de Andrade Oliveira, considerada a queijeira mais antiga do concelho de Gouveia, ainda a laborar e a Joaquim Marvão, pastor natural de Vila Nova de Tazem, que mantém viva, desde há 40 anos, a tradição da transumância dos rebanhos.

Para além destes, também, foram agraciados António José Barreto Tadeu, pela dedicação que tem demonstrado à área da Engenharia Civil e pelo contributo que tem dado na área da investigação tecnológica, António da Cruz Mendes, pelo empenho e dedicação manifestado ao associativismo de Gouveia, Octávio Augusto Tavares Ferreira Figueiredo, por toda a sua dedicação ao ensino, ao associativismo e à vida politica, José Maria Mendes, natural de Figueiró da Serra e investigador no Centro de História da Universidade de Lisboa e Luís Filipe Gonçalves, proprietário do Museu Etnológico de Melo que tem divulgado a sua freguesia com afinco e empenho.

A última homenagem foi prestada ao Agrupamento de Escolas de Gouveia, pelos 70 anos que cumpre ao serviço do ensino e da promoção da educação e formação dos alunos do concelho de Gouveia.

No decorrer da sessão teve ainda lugar a outorga do protocolo de colaboração entre o Município de Gouveia e a Polícia de Segurança Pública, assinado pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Dr. Luís Tadeu e pelo Comandante Distrital da PSP da Guarda, o Senhor Super Intendente António Belo, na presença do Senhor Diretor Nacional da PSP, Super Intendente Luís Miguel Ribeiro Carrilho.
Nesta sequência, decidiu a PSP condecorar a Câmara Municipal de Gouveia com a Medalha de Mérito e Valor Policial da Polícia de Segurança Pública, Grau Ouro.

Para completar os atos desta sessão pública, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Dr. Luís Tadeu, referiu que “hoje celebramos aqueles cujas ações, dedicação e compromisso com a nossa comunidade se destacaram e se destacam, merecendo o nosso reconhecimento mais sincero. Estas medalhas agora entregues simbolizam não apenas o mérito individual mas também o contributo significativo para o bem-estar e para o progresso da nossa terra. Este é, portanto, um momento de orgulho e um momento para refletirmos sobre o esforço e a determinação daqueles que com visão, coragem e generosidade continuam a mudar a história do nosso concelho. Hoje honramos aqueles que com o seu exemplo nos inspiram a ser melhores cidadãos e continuar a trabalhar em prol do bem comum.”

Num dia de especial significado, em que “Viver Gouveia” ganha uma dimensão maior, a Senhora Ministra da Administração Interna, Dra. Maria Margarida Blasco Martins Augusto terminou as intervenções protocolares desta cerimónia, agradecendo o convite que lhe foi dirigido para estar presente, referindo que este momento será, para Ela, inesquecível e que “representa tudo o que os gouveenses são e tudo o que de bom têm feito”, acrescentou ainda que “a cidade de Gouveia é distinta, pois simboliza, de forma exemplar, a riqueza histórica, a diversidade cultural e a resiliência das nossas comunidades locais. É um verdadeiro testemunho de como as tradições ancestrais podem coexistir, em harmonia, com o desenvolvimento contemporâneo, projetanto um futuro em que o bem-estar, a segurança e a coesão social são pilares fundamentais.”
No culminar deste momento solene e no âmbito do protocolo assinado, foi ofertada, pelo Município de Gouveia, uma viatura à Polícia de Segurança Pública .