
Guarda: Escape Livre apresentou atividades para 2022
Uma das grandes novidades para o calendário de todo terreno turístico é o Off Road-Caminho de Salomão.
Uma iniciativa que propõe ligar Belém (Lisboa) a Castelo Rodrigo, percorrendo os trilhos das pegadas do Elefante Salomão, e está integrado no projeto Rota Turística Literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa.
Uma estória contada por José Saramago no livro “A Viagem do Elefante”, e que, de 15 a 19 de junho de 2022, o Clube Escape Livre pretende recriá-la num passeio de todo terreno. Um percurso por fora de estrada de diversificadas paisagens passando por Belém, Constância, Castelo Novo, Belmonte, Sortelha, Guarda, Cidadelhe e Castelo Rodrigo, os locais imaginados na viagem de José Saramago.
O Clube Escape Livre da Guarda tenciona recriar no próximo ano a prova de desporto automóvel Circuito das Beiras, realizado em 1903 e que ligou Coimbra – Castelo Branco – Guarda – Coimbra, foi ontem anunciado.
Segundo Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, o Circuito das Beiras faz 120 anos em 2023 e a intenção é recriar a prova que “pode ser uma forte aposta turística para Coimbra, Castelo Branco e Guarda”.
A prova realizada em 1903 teve como vencedor Tavares de Melo ao volante de um carro Darracq.
“Queremos ter alguns carros da época, de 1903, como o Darracq vencedor. Queremos ter carros desde essa altura até aos últimos 25 anos, carros clássicos”, adiantou hoje o responsável, na apresentação do calendário de atividades do Clube Escape Livre para este ano.
Luís Celínio disse aos jornalistas que o Circuito das Beiras poderá ocorrer em setembro e a organização procurará “adequar o antigo percurso às atuais estradas”.
“Temos como nosso aliado o historiador Barros Rodrigues, que vai lançar em simultâneo com a nossa prova, em 2023, o livro ‘Circuito das Beiras’, onde ele vai contar todos pormenores dessa prova de 1903 e da vitória de Tavares de Melo no Darracq”, disse.
Na sua opinião, estão reunidas as condições para o Clube Escape Livre, com a colaboração dos municípios de Coimbra, Castelo Branco e Guarda, realizar “uma grande prova, com muitos participantes, com muito interesse e, sobretudo, que atraia muitos visitantes para a região”.
“Marcar 120 anos de uma das primeiras provas automóveis em Portugal, e que passou pela Guarda, é, sem dúvida, motivo de orgulho e pode permitir-nos ter aqui uma prova com grandes características todos os anos”, acrescentou.
O presidente da autarquia da Guarda, Sérgio Costa [Movimento Pela Guarda], disse à agência Lusa que a autarquia está disponível, “com muito gosto”, para apoiar e acolher “a retoma desse circuito de Coimbra – Castelo Branco – Guarda – Coimbra” e “voltar a fazer ressurgir o Circuito das Beiras”.
Na sessão, realizada hoje na Sala António Almeida Santos, no edifício da Câmara Municipal da Guarda, o Clube Escape Livre também anunciou que este ano tenciona lançar mais duas rotas turísticas relacionadas com as estradas nacionais EN 17 (Coimbra – Celorico da Beira) e EN 16 (Aveiro – Vilar Formoso).
A duas rotas juntam-se aos projetos já lançados das EN 18 (Guarda – Ervidel) e EN 221 (Miranda do Douro – Guarda).
Entre outras atividades, o Clube Escape Livre também prevê realizar o 12.º Raid do Bucho e Outros Sabores (18 a 20 março), o Termas Centro Classic Cars (01 – 03 abril), o 4.º Off Road Bridgestone/First Stop Marrocos (23 abril – 01 maio), a 11.ª Aventura Dacia (06 – 08 maio), o She’s Mercedes Off Road Experience (27 – 29 maio), o Classic Cars Tour (03 – 05 junho), o Off Road Caminho de Salomão (15 – 19 junho), o Guarda Racing Days (02 – 03 julho), o XXIII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo e III Grande Perícia Automóvel (23 – 24 julho), o Drift de Pinhel (20 e 21 agosto), o XIX Off Road Bridgestone/First Stop Caminho de Santiago (30 setembro – 04 outubro), o Mercedes-Benz 4MATIC Experience (21 – 23 outubro) e o 6.º Raid TT Vinhos Beira Interior (18 – 20 novembro).
Corria o ano de 1973, em plena crise do primeiro choque petrolífero, quando um grupo de jovens entusiastas pelo fenómeno automóvel iniciava um programa na Rádio Altitude da Guarda.
Luís Celínio, presidente do clube, foi o mentor da ideia a que se associou Francisco Carvalho, jornalista da Rádio Altitude. Em conjunto, deram voz ao “Escape Livre”.
Foram muitas as vozes que em quase meio século de história deram vida ao programa. Carlos Bento, Luís Ribeirinho, Mário Sucena, Isabel Coelho, Jorge Antunes, João Lopes, Nuno Antunes e, a voz atual do programa, Pinto Moreira, juntaram também os seus nomes ao histórico ”Escape Livre”.
A 1ª emissão teve lugar na Onda Média da Rádio.
O Clube Escape Livre tem por lema “o automóvel na promoção e divulgação da região da Guarda”.