Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Henrique Borges vence XV Perícia da Guarda por três milésimas


Decorreu, no domingo, dia 27 de julho, no Parque Urbano do Rio Diz (PURD), vulgarmente conhecido por Parque Polis, a XV Perícia Cidade da Guarda.

A edição de 2025 da Perícia Cidade da Guarda pontuou para o Campeonato de Portugal de Perícia, o Troféu Júnior de Perícias e o VII Troféu Raiano de Perícias.

Dos 27 inscritos, nas diversas divisões e classes, verificaram 25, os quais foram admitidos à partida.

O Evento foi uma parceria entre a Câmara Municipal da Guarda e o GUD, envolvendo diversas entidades e colaborações.

Classificações muito disputadas

A prova da Guarda teve emoção até ao final, nomeadamente para conquista do primeiro lugar à geral, ficando os dois primeiros empatados à milésima de segundo na quinta e última passagem, desempatando Henrique Borges, registando uma vantagem de três milésimas sobre Filipe Aguiar; a fechar o pódio ficou António Borges, a 273 milésimas.

Nas classificações das diversas divisões e classes Filipe Aguiar impôs-se ao progenitor, na Divisão 1, Classe A; Henrique Borges fez o mesmo na D1CB, em relação a António Borges, completando o pódio João Simão; na Divisão 2, Dino Almeida foi o vencedor na Classe A, e Luís Sousa na Classe B, seguido de Miguel Vicente e João Martins; na Divisão 3, Rodrigo Lopes fez primeiro, seguido de Rui Loureiro, na Classe A, e Bruno Bastos, na Classe B, seguido de António Prata e Filipe Fortunato.

No Troféu Júnior, Henrique Borges foi o vencedor, seguido de António Prata e Rodrigo Neto. Na Prova Extra o vencedor foi Francisco Silva, seguido de Ricardo Vicente e Daniel Reto. Daniela Bastos venceu o Troféu Feminino e no Melhor do Concelho da Guarda, João Martins foi primeiro, seguido Sérgio Martins e Tiago Silva.

Troféu Raiano com mudanças

Para além da disputa do CPP, do qual foi a quinta prova, a Perícia da Guarda pontuou também para o TRP, sendo a 12.ª prova, depois do fim de semana duplo em Figueira de Castelo Rodrigo.

No caso do TRP as classificações estão muito disputadas; Dino Almeida continue no primeiro lugar à geral, com 183 pontos, mas a distância para António Borges (164) diminuiu e Henrique Borges (162) é agora o terceiro.

Na classificação por divisões e classes, Filipe Aguiar é agora o líder, com 74 pontos, seguido de Nelson Aguiar (70), passando Fernando Dias para a terceira posição, com 62 pontos. Na D1CB a luta faz-se em família, com António Borges e Henrique Borges, mas o jovem Henrique lidera, com 94 pontos, mais dois que o progenitor, ficando João Simão com a terceira posição com 79 pontos. Na D2CA Dino Almeida segue imparável na liderança, com 143 pontos, estando a concorrência a apreciável distância. Na D2CB Luís Sousa continua líder, com 98 pontos, seguido de Luís Vicente, com 89, e Pedro Vicente, com 43. Na D3CA, o líder é Rodrigo Lopes, seguido de Jorge Almeida e Rui Loureiro. Na D3CB, o primeiro é agora Bruno Bastos, com 106 pontos, seguido de Tiago Prata,
com 100, e Frederico Neto, com 84. A intensa disputa que se previa na Guarda confirmou-se e acabou por produzir várias alterações nas classificações.