
Henrique Borges vence XV Perícia da Guarda por três milésimas
Decorreu, no domingo, dia 27 de julho, no Parque Urbano do Rio Diz (PURD), vulgarmente conhecido por Parque Polis, a XV Perícia Cidade da Guarda.
A edição de 2025 da Perícia Cidade da Guarda pontuou para o Campeonato de Portugal de Perícia, o Troféu Júnior de Perícias e o VII Troféu Raiano de Perícias.
Dos 27 inscritos, nas diversas divisões e classes, verificaram 25, os quais foram admitidos à partida.
O Evento foi uma parceria entre a Câmara Municipal da Guarda e o GUD, envolvendo diversas entidades e colaborações.
Classificações muito disputadas
A prova da Guarda teve emoção até ao final, nomeadamente para conquista do primeiro lugar à geral, ficando os dois primeiros empatados à milésima de segundo na quinta e última passagem, desempatando Henrique Borges, registando uma vantagem de três milésimas sobre Filipe Aguiar; a fechar o pódio ficou António Borges, a 273 milésimas.
Nas classificações das diversas divisões e classes Filipe Aguiar impôs-se ao progenitor, na Divisão 1, Classe A; Henrique Borges fez o mesmo na D1CB, em relação a António Borges, completando o pódio João Simão; na Divisão 2, Dino Almeida foi o vencedor na Classe A, e Luís Sousa na Classe B, seguido de Miguel Vicente e João Martins; na Divisão 3, Rodrigo Lopes fez primeiro, seguido de Rui Loureiro, na Classe A, e Bruno Bastos, na Classe B, seguido de António Prata e Filipe Fortunato.
No Troféu Júnior, Henrique Borges foi o vencedor, seguido de António Prata e Rodrigo Neto. Na Prova Extra o vencedor foi Francisco Silva, seguido de Ricardo Vicente e Daniel Reto. Daniela Bastos venceu o Troféu Feminino e no Melhor do Concelho da Guarda, João Martins foi primeiro, seguido Sérgio Martins e Tiago Silva.
Troféu Raiano com mudanças
Para além da disputa do CPP, do qual foi a quinta prova, a Perícia da Guarda pontuou também para o TRP, sendo a 12.ª prova, depois do fim de semana duplo em Figueira de Castelo Rodrigo.
No caso do TRP as classificações estão muito disputadas; Dino Almeida continue no primeiro lugar à geral, com 183 pontos, mas a distância para António Borges (164) diminuiu e Henrique Borges (162) é agora o terceiro.
Na classificação por divisões e classes, Filipe Aguiar é agora o líder, com 74 pontos, seguido de Nelson Aguiar (70), passando Fernando Dias para a terceira posição, com 62 pontos. Na D1CB a luta faz-se em família, com António Borges e Henrique Borges, mas o jovem Henrique lidera, com 94 pontos, mais dois que o progenitor, ficando João Simão com a terceira posição com 79 pontos. Na D2CA Dino Almeida segue imparável na liderança, com 143 pontos, estando a concorrência a apreciável distância. Na D2CB Luís Sousa continua líder, com 98 pontos, seguido de Luís Vicente, com 89, e Pedro Vicente, com 43. Na D3CA, o líder é Rodrigo Lopes, seguido de Jorge Almeida e Rui Loureiro. Na D3CB, o primeiro é agora Bruno Bastos, com 106 pontos, seguido de Tiago Prata,
com 100, e Frederico Neto, com 84. A intensa disputa que se previa na Guarda confirmou-se e acabou por produzir várias alterações nas classificações.