
Guarda: Lista do Bloco de Esquerda às próximas eleições legislativas
O BE Guarda deu a conhecer a mandatária e a lista que o Bloco de Esquerda vai apresentar no círculo eleitoral da Guarda às próximas eleições legislativas:
Mandatária: Emília Leitão Rodrigues
Tem 68 anos e é enfermeira aposentada. Natural de Manteigas, trabalhou no Hospital de São Bernardo em Setúbal, no Centro de Saúde e Hospital de Manteigas e no Hospital da Guarda. Fadista no Grupo de Fados da Guarda. Pertenceu ao Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu.
1- Pedro Cardoso / Trabalhador independente
Tem 41 anos e é natural da Guarda (Sé). Licenciado em Psicologia, variante Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Lisboa e Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Realizou ainda a parte curricular do doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Lisboa, cadeiras de pós-graduação em Economia Internacional e Estudos Europeus no Instituto Superior de Economia e Gestão e outros cursos de curta duração na Universidade de Salamanca, na Universidade Humboldt de Berlim e na London School of Economics and Political Science. Como investigador esteve ligado ao CCIAM (Climate Change – Impacts, Adaptation and Mitigation Research Group) da Universidade de Lisboa e à Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior do Instituto Politécnico da Guarda.
Tem publicações académicas na área das alterações climáticas, política climática e economia política. Colaborou com a Foundation for European Progressive Studies (Bruxelas), contribuindo para publicações na área dos direitos laborais, precariedade e emprego.
Tem também estado ligado à formação profissional como trabalhador independente. Colaborou e tem colaborado com vários órgãos de comunicação social a nível regional, nacional e internacional: Jornal Terras da Beira, Diário Económico, Jornal Económico, Jornal Público, Brasil 247 e Esquerda.net. Foi dirigente associativo estudantil na Escola Secundária da Sé (Guarda) e na Universidade de Lisboa e tem sido ativista do movimento ambientalista e climático em Portugal.
2- Beatriz Realinho / Estudante universitária
Tem 21 anos e é natural da Guarda. É Licenciada em Ciência Política e RelaçõesInternacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente está a tirar o mestrado em Estudo sobre Mulheres na mesma instituição. É ativista política, fazendo parte de vários movimentos sociais, estudantis, LGBTQIAP+, ambientais e feministas. O feminismo é uma das suas maiores lutas, tendo também o podcast “2 Feministas 1 Patriarcado”. Foi candidata nas autárquicas 2021 à Junta de Freguesia da Guarda.
3- Tiago Silva / Bombeiro
Tem 38 anos e é natural de Vasco Esteves de Cima, concelho de Seia.
Licenciado em Animação Sociocultural pela Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda.
Mais tarde pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra tirou o Curso de Especialização Tecnológica em Defesa da Floresta Contra Incêndios – Técnico Florestal com especialização em DFCI (Técnico DFCI).
No que ao associativismo diz respeito esteve ligado à associação ambientalista Quercus tendo desempenhado a função de vogal da direção do Núcleo Distrital da Quercus da Guarda e tendo sido representante pela Quercus no Conselho Estratégico do PNSE.
Foi sócio fundador e Presidente da Direção de uma Associação Cultural e Recreativa na sua freguesia de residência.
Foi dirigente associativo estudantil no Instituto Politécnico da Guarda na Associação Académica da Guarda como presidente do departamento de política educativa bem como no Núcleo de Estudantes de Animação Sociocultural enquanto vogal e posteriormente como Presidente da Direção.
Tendo tido experiências profissionais ligadas a ambas as áreas de formação é nos Bombeiros Voluntários de Loriga que desempenha funções de Bombeiro Motorista desde 2016, onde ingressou como voluntário em 2009 mantendo-se até ao presente.
4- Marta Almeida / Estudante universitária
Tem 21 anos, natural da Guarda com formação na área da comunicação agora a fazer licenciatura em Estudos Portugueses e Espanhóis na Universidade da Beira Interior. Luta por causas como o feminismo, a resposta à emergência climática, o fim do racismo e da xenofobia.
5- Artur Alves / Assistente administrativo
6- Rita Brito / Estudante universitária