
Guarda: TMG anuncia Einstürzende Neubauten para 20 de maio de 2022
Banda mítica de culto alemã, os Einstürzende Neubauten regressam a Portugal em nome próprio 12 anos depois.
O último concerto em Portugal remonta ao NOS Primavera Sound em 2015, mas a banda não atua em nome próprio, no nosso país, há mais de uma década.
Os Einstürzende Neubauten, liderados pelo carismático guitarrista e cantor Blixa Bargeld – músico assíduo de muitos anos de Nick Cave & The Bad Seeds – trilharam desde os anos 80 um percurso musical único, feito de experimentação, rock, ambient e vanguardismo sonoro.
Ligados inicialmente à estética da música industrial e ao rock de vanguarda, os EN evoluíram para territórios musicais mais acessíveis, sem nunca perderem a sua identidade sonora e a qualidade estética arrojada que sempre os caracterizou, tornando-se numa referência histórica musical dos últimos 30 anos para inúmeras bandas que reclamam as suas influências.
O coletivo berlinense vem apresentar o seu último disco, “Alles in Allem” (um dos melhores de 2020), assim como os temas clássicos que os tornaram numa das mais irreverentes e vanguardistas bandas dos últimos 40 anos.
Um concerto ao vivo dos Einstürzende Neubauten é sempre uma experiência transformadora e surpreendente, pelo carisma vocal e físico de Blixa, e pela utilização de instrumentos pouco convencionais, tais como serrotes, martelos pneumáticos, molas, bidons e uma enorme parafernália de todo o tipo de metais, conjugados com guitarras e teclados eletrónicos, que transformam a música desta banda alemã numa linguagem sonora que poucos ou nenhuns ousam alcançar.
Na Guarda, no TMG, um concerto que vai marcar o ano de 2022, verdadeiramente a não perder.
Voz e Guitarra Elétrica – Blixa Bargeld
Percussões e Voz – N. U. Unruh
Baixo Elétrico e Vibrafone – Alexander Hacke
Guitarra Elétrica e Voz – Jochen Arbeit
Instrumentos especiais e Percussões – Rudolph Moser
Bilhetes já à venda aqui – https://www.tmg.com.pt/comprarBilhete?sid=a071v00001KMio6AAD