Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

INAUGURAÇÃO DA LOJA DE CIDADÃO DE PENALVA DO CASTELO


Foi inaugurada, na manhã do dia 15 de Dezembro, a Loja de Cidadão de Penalva do Castelo. O descerramento da respetiva placa decorreu pouco depois das 11h, pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques; pela Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca e pelo Presidente da Câmara, Francisco Lopes de Carvalho. Seguiu-se uma visita às instalações onde, a partir de agora, estão concentrados os serviços da Segurança Social, das Finanças, do Instituto dos Registos e Notariado e do Espaço Cidadão. Perante Entidades convidadas, Comunicação Social e Munícipes que àquela hora se deslocaram ao novo espaço, foram proferidas algumas palavras de circunstância.

Primeiro a usar a palavra, o Presidente da Assembleia Municipal Vitor Fernandes começou por cumprimentar todas as entidades e demais presentes. Vitor Fernandes seguiu o discurso dizendo: “É Para mim uma honra e uma felicidade muito grande estar aqui a participar neste invento na inauguração desta Loja do Cidadão, eu diria 3 motivos principais: o primeiro tem desde logo a ver, com a vista, nós temos aqui um magnífico equipamento lindíssimo, no local onde estava o edifício a deteriorar em condições degradantes de conservação, a ferir a vista aos Penalvenses, o segundo o motivo, o motivo do coração. Nós Penalvenses ainda lembramos, que foi aqui neste mesmo edifício, que viemos tratar do nosso primeiro Bilhete de Identidade, quando começamos a sentir-nos alguém, senhores de nós próprios. Estamos por isso todos muito felizes por aqui voltarmos, e ver aqui estes serviços que outrora aqui estiveram. O terceiro motivo é por ventura, talvez o mais importante, e tem a ver com a utilidade e comodidade dos Penalvenses e das pessoas, que precisam de tratar dos assuntos dos serviços públicos. Todos nós nos lembramos do desgaste que era, quando queríamos registar algum prédio na conservatória. Ter que andar entre a conservatória e as finanças, e as vezes as coisas não corriam bem, e andavam cá e lá. Agora todos nós estamos e ficamos, muito mais bem servidos, porque tudo se passa dentro do mesmo edifício, isto é muito mais comodo e menos desgastante. Por isso estamos todos bem e felizes.”

De seguida o Presidente da Câmara, Francisco Lopes de Carvalho começou por agradecer a presença e dizendo que as suas palavras são de reconhecimento e gratidão pelo governo, na pessoa da Sra. Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, da qual diz ser amiga de Penalva do Castelo e do distrito de Viseu. Recordando a feira do queijo de 2015, em que pleno palco laça o desafio dizendo, que era crucial para Penalva do Castelo fixar os serviços. Foi com muito contentamento que esta câmara recebeu a notícia, que havia essa possibilidade, e que nos entregavam, a nós autarcas, o destino das lojas de cidadão. Dando os parabéns ao arquiteto responsável Vasco Poças natural e residente no concelho, por ter executado este projeto com esta categoria. Referindo também, que a obra foi entregue ao empreiteiro que apresenta-se a proposta mais baixa, em concurso, na qual foi entregue a firma Matos e Pinto, construtor do concelho, dizendo que desempenharam muito bem o seu trabalho, antecipando a data de finalização.

Finalizando por dizer, que que as transferências que vão passar a ser das autarquias que ficam em boas mãos. E citando o padre António Vieira «Para falar ao vento basta palavras, mas para falar ao coração são necessárias obras.»

Secretaria de Estado Adjunta e da Modernização a Administrativa Graça Fonseca começou por cumprimentar todos os demais presentes. Dizendo que foi uma boa semana, pois começaram na segunda-feira dia 11 de Dezembro a inaugurar a Loja de Cidadão de Carregal do Sal, e que terminaram na sexta-feira dia 15 de Dezembro com a inauguração da Loja de Cidadão de Penalva do Castelo. Perfazendo assim, um total de 50 Lojas de Cidadão abertas por tudo o Pais. “É uma boa forma de acabar a semana e também o ano de 2017. Certo que para o ano há mais, e haverá muitas mais lojas para abrir.” Agradecendo o trabalho da AMA, da Segurança Social, da Autoridade Tributaria e IRN. Que tem sido parceiros neste processo de alargamento de Lojas de Cidadão. Esta Loja de Cidadão, é o exemplo daquilo que o governo quer manter, que tem os 3 serviços fundamentais a Autoridade Tributaria o IRN e Segurança Social e o Espaço Cidadão. Estes são os serviços mais procurados pelas pessoas, e estão aqui reunidos. O facto de estarem juntos facilita muito a vida de todos nós. Agradecer a todos que tem feito um trabalho notável, de conseguir reunir esforços. Á Câmara ao Presidente e a todos os Autarcas, que é um trabalho conjunto, sem essa parceria não seria possível. Para o ano há mais. Boas passagens a todos e Bom Natal.

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques encerra esta inauguração cumprimentando todos os que estavam no local, dizendo que é um momento de festa, e que coincidência do tempo é uma boa prenda para o Município de Penalva, visto estarmos na Quadra Natalícia. A mesma afirma que gosta muito de abrir Lojas de Cidadão, porque imagina que dá valor acrescentado as pessoas, que melhora a vida das mesmas. Mas gosta ainda mais, quando á abertura de uma Loja de Cidadão, se junta a recuperação de um edifício público que sem ela tenderia a ficar degradado.

A Ministra diz ainda: “Fazendo um pouco de história, quando vamos ao Satão e estalamos uma Loja num edifício que até era uma capela, edifício lindíssimo, que estava sem uso. Quando passamos no Carregal do Sal, e recuperamos um edifício que sempre foi de serviço publico. E quando vimos a Penalva do Castelo e recuperamos este belo edifício, de onde nunca deveria ter saído a Câmara pois é um edifício central, sendo assim o centro, é o melhor local para colocar a Loja de Cidadão, pois é ponto de encontro de muitos cidadãos”

As Lojas de Cidadão são provavelmente aquela iniciativa de modernização que mais toca nas vidas das pessoas. As Lojas de Cidadão iniciaram para resolver os problemas das grandes cidades e para centralizar os serviços, e transforma-los mais ágeis.

Nesta nova caminhada de abertura de Lojas, que temos hoje aqui, e que devemos a uma maior colaboração entre a administração central, removendo os obstáculos e facilitando as burocracias e as autarquias.

“Esta é a administração com futuro e de futuro. Uma administração colaborativa, virada para os cidadãos, para dar um serviço mais confortável ao cidadão.”

A Ministra diz ainda, que as valências e o saber fazer dos funcionários, permite que os serviços estejam mais próximos dos cidadãos, não necessitando de se deslocar por exemplo, a Viseu para fazer o Passaporte.

Para chegar aqui não foi fácil, mas agora que se chegou a que cuidar deste equipamento, “um bom atendimento faz sempre a diferença”. Uma boa qualidade de atendimento é muito importante, para o bem-estar do cliente, para assim podermos melhorar o serviço. O que temos hoje aqui podemos não ter daqui a 20 anos, a loja tem essa flexibilidade podemos ter serviços sazonais, para divulgar uma campanha por exemplo.

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques termina dizendo, “Ela chama-se Loja de Cidadão, cidadãos e cidadãs de Penalva ela é vossa, tratem dela, cuidem dela, façam dela sempre uma Loja moderna.”