Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Já abriram as inscrições do 5º Rewilding Photo Contest


Está de regresso um dos concursos de fotografia de natureza de maior referência a nível nacional. O Rewilding Photo Contest arranca com a sua quinta edição, novamente numa parceria muito especial e feliz entre a Rewilding Portugal, o Município do Sabugal e o Naturcôa, também ele evento de referência a nível nacional no que à fotografia de natureza diz respeito. Este concurso quer continuar a cimentar o seu papel de destaque neste panorama em Portugal e tem mais de 2.000 euros em prémios distribuídos por 5 categorias.

 

O Concurso de Fotografia de Natureza “Rewilding Photo Contest”, tem como principal objetivo promover o património natural português e a sua respetiva valorização e proteção, através da fotografia de natureza como meio de dar a conhecer à comunidade os magníficos ecossistemas e respetivas espécies de fauna e flora selvagem que temos no nosso país, com especial enfoque na narrativa e abordagem de rewilding e restauro ecológico.

 

Este ano, na sua quinta edição e no âmbito da parceria alargada que a Rewilding Portugal e o Município do Sabugal têm estabelecido e solidificado nos últimos anos, este concurso vai ser realizado novamente em estreita colaboração com um evento de referência nacional no panorama da fotografia de natureza, o Naturcôa, que acontece anualmente na cidade do Sabugal.

 

Nesta edição, o concurso está dividido em cinco categorias diferentes: Fauna; Flora e Fungos; Paisagens com habitats naturais; Grande Vale do Côa; e ainda Jovem Fotógrafo (jovens até aos 25 anos). A categoria do Grande Vale do Côa regressa para colocar em evidência a fotografia de natureza feita nesta região em que a Rewilding Portugal trabalha. Em todas as categorias, só serão admitidos trabalhos que versem sobre fauna e flora selvagens, sempre fotografias tiradas em Portugal. Cada concorrente pode concorrer em mais do que uma categoria, mas apenas com uma fotografia em cada. Se quiser concorrer em mais do que uma categoria, o concorrente deve selecionar as várias categorias em que deseja concorrer e submeter todas as fotografias, identificando devidamente a que categoria pertence cada uma das fotografias no próprio nome da fotografia.

 

O júri do concurso é composto por um a dois elementos da Rewilding Portugal, um elemento do Município do Sabugal e um fotógrafo de natureza (ou conjunto de fotógrafos) reconhecido e premiado a designar pela Comissão Organizadora deste mesmo concurso.

 

A admissão de participações decorre entre 1 de abril e 31 de maio de 2025 e o júri vai depois deliberar sobre os trabalhos apresentados até ao dia 1 de agosto de 2025, dia em que acontece o anúncio público dos finalistas, nos canais de comunicação oficiais das entidades promotoras. A entrega de prémios e anúncio final dos vencedores acontecerá depois no decorrer da próxima edição do Naturcôa, no Sabugal, com data exata ainda a definir posteriormente.

 

Quanto aos prémios, existirão três premiados por categoria, nas três categorias principais, com os seguintes prémios em cada categoria: 1º lugar – 250 euros + uma garrafa de Altano Rewilding + uma revista da Rewilding Portugal; 2º lugar – 150 euros + uma garrafa de Altano Rewilding + uma revista da Rewilding Portugal; 3º lugar – 75 euros + uma garrafa de Altano Rewilding + uma revista da Rewilding Portugal. Na categoria de Jovem Fotógrafo os prémios serão antes de 150, 100 e 50 euros respetivamente, juntamente com uma caneca e uma revista da Rewilding Portugal. Já na categoria de Grande Vale do Côa haverá apenas um premiado, que receberá 100 euros, uma garrafa de Altano Rewilding e uma revista da Rewilding Portugal. Todos os vencedores receberão ainda um galardão, e ainda um certificado de premiação do concurso para  as menções honrosas se existirem (máximo de 1 por categoria de avaliação).

 

Para concorrer, os candidatos devem preencher este formulário: https://forms.gle/RscM2o2SopFG4cjd9