Já são conhecidos os vencedores do 4º Rewilding Photo Contest
O Rewilding Photo Contest, organizado pela Rewilding Portugal, é um dos concursos de fotografia de natureza de maior referência a nível nacional, principalmente desde que passou a ser realizado em parceria com o Naturcôa do Município do Sabugal. No último fim-de-semana, foram entregues os prémios da quarta edição, com mais de 2.000 euros a serem entregues no total das categorias. João Rodrigues, Hugo Amador, Renato Lainho e Gilberto Pereira foram os grandes vencedores do certame.
O Concurso de Fotografia de Natureza “Rewilding Photo Contest”, tem como principal objetivo promover o património natural português e a sua respetiva valorização e proteção, através da fotografia de natureza como meio de dar a conhecer à comunidade os magníficos ecossistemas e respetivas espécies de fauna e flora selvagem que temos no nosso país. Este ano, teve lugar a sua quarta edição e a cerimónia de entrega de prémios voltou a estar integrada dentro da programação do Naturcôa, que aconteceu no último fim-de-semana no Sabugal.
O concurso voltou a estar dividido em quatro categorias diferentes: Fauna; Flora e Fungos; Paisagens com habitats naturais e ainda Jovem Fotógrafo (jovens até aos 25 anos), e teve este ano um recorde de participações, com quase 500 fotógrafos a participar. E estes foram os grandes vencedores:
CATEGORIA FAUNA – 1º lugar Renato Lainho; 2º lugar Marco Neves; 3º lugar Hugo Marques
CATEGORIA FLORA E FUNGOS – 1º lugar Hugo Amador; 2º lugar Pedro Bernardes; 3º lugar António Coelho
CATEGORIA PAISAGENS NATURAIS – 1º lugar Gilberto Pereira; 2º lugar Pedro Esteves; 3º lugar Carlos Calretas
CATEGORIA JOVEM FOTÓGRAFO – 1º lugar João Rodrigues; 2º lugar João Miguel; 3º lugar Gil Frias
Quanto aos prémios atribuídos foram os seguintes: 1º lugar – 250 euros; 2º lugar – 150; 3º lugar – 75 euros. Todos eles recebem ainda uma garrafa de Altano Rewilding e uma revista da Rewilding Portugal, assim como um galardão que todos os anos ganha a forma de uma espécie emblemática diferente da região do Grande Vale do Côa. No ano passado foi o lince-ibérico e este ano foi o britango / abutre-do-Egipto.
Existiram ainda menções honrosas entregues aos seguintes fotógrafos: Bruno Rafael, Pedro Lemos (2), Cátia Gamito, Marco Atraca, Mário Cunha, Carlos Silva, Artur Ferrão, Fábio Ladeiras, Ângelo Jesus, João Galamba, André Barroso, Diogo Miranda, João Pontes, Isabella Witte e Rodrigo Ascenso.
O certame regressa no próximo ano, com nova parceria com o Naturcôa e com uma energia renovada para mais um ano de muita fotografia de natureza!