Laboratório Móvel das Ciências inicia itinerância para inspirar as gerações do futuro em Viseu Dão Lafões
Ontem, dia 20 de novembro, o Laboratório Móvel das Ciências iniciou a sua itinerância por todos os agrupamentos de escolas da região de Viseu Dão Lafões. Esta iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões visa promover diversas literacias desde as idades mais precoces e potenciar o sucesso educativo das crianças, criando ambientes de aprendizagem inovadores e motivadores. Para este ano letivo, o Laboratório Móvel apresenta uma nova imagem, em linha com o plano de comunicação do projeto Valoriza-te Viseu Dão Lafões.
Com três projetos distintos e direcionados a diferentes faixas etárias, o Laboratório Móvel das Ciências pretende marcar a diferença no processo de ensino e de aprendizagem, preparando os alunos para os desafios do futuro através de experiências pedagógicas enriquecedoras.
Projetos abrangem alunos do pré-escolar, 1.º Ciclo e 3.º Ciclo
Um dos projetos, designado “Explorastórias”, é destinado às crianças do pré-escolar e alia o gosto pela leitura à literacia científica. É uma estreia este ano letivo. Ao longo de 60 minutos, as crianças vão explorar a ciência, página a página, tendo como ponto de partida uma história de um livro infantil. Com histórias que abordam temas diversos, esta sinergia entre literatura e ciência desperta a curiosidade e introduz conceitos científicos desde cedo, num ambiente lúdico e envolvente.
Outro projeto é o “Laboratório Móvel das Ciências”, que está focado nas crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º e 3.º anos). Está assente numa dinâmica de exploração de novas práticas focadas no aluno, onde as crianças, desde o início da escolaridade, vivenciam ambientes potenciadores do desenvolvimento de diversas competências, por exemplo, nas áreas da robótica, do mundo digital, da criatividade e inovação, da colaboração e da resolução de problemas. Está prevista uma ação para cada grupo de crianças, de forma que todos os alunos possam participar. Nessa ação, com a duração de 90 minutos, os alunos terão ao seu dispor um ambiente pedagógico, rico e diferente do seu contexto normal de aprendizagem, com material e conteúdo estimulante e enriquecedor, que permitirá partir à descoberta do conhecimento.
Os alunos mais velhos, do 3.º Ciclo do Ensino Básico, irão contactar com “O Futuro é Amanhã”, um projeto que visa sensibilizar os jovens para questões do ambiente, das alterações climáticas e da sustentabilidade, através de várias atividades de 90 minutos. Estas são desde atividades práticas de ciência, na “Bancada Móvel das Ciências”, ao jogo breakout educativo “Apanhados pelo Clima”, que pretendem motivar a reflexão, o debate e divulgação da problemática das alterações climáticas; e ainda várias atividades entusiasmantes sobre “Economia Circular”, que pretendem consciencializar e capacitar para uma nova forma de produção e consumo mais sustentável e para os princípios da economia circular.
Para assegurar que mais alunos têm acesso a estas experiências, o Laboratório Móvel estará disponível em julho, durante a interrupção letiva de fim de ano escolar. Ao longo desse mês, a iniciativa permanecerá em cada um dos municípios, permitindo que as crianças possam também usufruir desta experiência enriquecedora durante as férias de verão.
Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, considera que esta iniciativa é uma mais-valia de grande importância para os jovens da região. “O Laboratório Móvel das Ciências é uma iniciativa de sucesso, que vamos prosseguir neste ano letivo, de uma forma ainda mais atraente para os alunos. O projeto não só promove o sucesso escolar, como também incentiva a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico, competências fundamentais para enfrentar os desafios de um futuro em constante transformação”, sublinha. “É através de iniciativas como esta que conseguimos, enquanto comunidade intermunicipal, preparar as novas gerações para um mundo competitivo, sem nunca perder de vista a identidade e os valores da nossa região”, diz também Fernando Ruas.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, considera que são iniciativas como esta que fazem a diferença. “A itinerância do Laboratório Móvel das Ciências é um exemplo concreto do que significa inovar no setor educativo, levando experiências únicas e transformadoras a todas as escolas da nossa região. Queremos que os alunos tenham contacto com metodologias ativas e práticas que os motivem a aprender e a desenvolver competências que serão decisivas ao longo das suas vidas, desde o gosto pela leitura até à literacia científica e ambiental”, explica. “Este projeto é uma demonstração da capacidade de Viseu Dão Lafões de liderar iniciativas que fazem a diferença no território. Estamos a construir um futuro onde o conhecimento, a ciência e a sustentabilidade caminham de mãos dadas”, conclui Nuno Martinho.