Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Mangualde encerra comemorações do centenário do Dr. Alexandre Alves


Na próxima quinta-feira, dia 8 de dezembro, dia de aniversário de Alexandre Alves, encerra-se um conjunto de iniciativas culturais que decorreram ao longo do ano, no âmbito do Centenário de nascimento de Alexandre Alves, dos 25 anos da Biblioteca Municipal e do 80º Aniversário da Revista Beira Alta da qual este historiador foi diretor durante vários anos. Assim, decorrerá uma Missa de Ação de Graças em memória do Dr. Alexandre Alves e um Concerto de homenagem ao investigador, pelo Ensemble de Sopros e Percussão da Orquestra POEMa, onde será apresentada uma obra musical original intitulada “A Tribute Overture”, encomendada pelo Município de Mangualde ao compositor Andrès Alvarez.

Esta programação teve o objetivo de “revisitar a obra escrita de Alexandre Alves sobre o património de Mangualde, dar a conhecer o fundo bibliográfico por ele doado ao Município e projetar a sua imagem ao nível da região Dão Lafões, sobre a qual desenvolveu investigação”.

O programa comemorativo resultou da parceria entre o Município de Mangualde, através da Biblioteca Municipal, com a CIM Viseu Dão Lafões, a Direção da Revista Beira Alta e o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu. Neste contexto, foram realizadas diversas visitas guiadas a partir dos textos de Alexandre Alves ao património por ele estudado, quer em Mangualde, quer noutros localidades da região. Foram também apresentados dois números da revista Beira Alta, um deles dedicado ao Dr. Alexandre Alves.

Em Mangualde, para além das visitas à Igreja de S. Julião, ao escadório e Ermida da Nª Senhora do Castelo, à Igreja da Misericórdia, e Nª Senhora de Cervães, da apresentação da Revista Beira Alta de homenagem ao Dr. Alexandre Alves, foi também inaugurada em novembro a exposição sobre vida e obra de Alexandre Alves, “Alexandre Alves, uma vida a investigar e a divulgar”, e realizada uma tertúlia sobre o investigador.