Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Mangualde: Mosteiro de Santa Maria de Fornos de Maceira Dão intervencionado em 500 mil euros


O Mosteiro de Santa Maria de Fornos de Maceira Dão, em Mangualde, classificado como Monumento Nacional desde 2002, está a ser intervencionado no âmbito de um plano que visa requalificar monumentos nacionais nos distritos de Viseu e Coimbra.

Para esta obra, que incluía a reparação da cobertura da igreja e a estabilização de algumas paredes desta zona do mosteiro, foi aprovada uma candidatura no valor de 500 mil euros, dos quais 425 mil são comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

As obras arrancaram em outubro do ano passado e devem ficar concluídas no final deste ano.

Segundo a Direção Regional de Cultura do Centro, o mosteiro encontra-se atualmente num “estado de degradação evidente, sendo necessária uma requalificação urgente”.

No mosteiro, a igreja será “alvo de uma intervenção estrutural com substituição do revestimento em telha, ações de conservação e restauro sobre elementos pétreos, recuperação e consolidação de alvenarias e abóbadas, e instalação de caixilharias”. “Serão consideradas também ações de travamento estrutural nas arcadas do claustro e no tardoz da capela-mor”, refere a Direção Regional em comunicado à imprensa.

Segundo esta entidade, a requalificação do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão permitirá a concretização de dois objetivos estratégicos: “a interpretação cultural, histórica e arquitetónica do lugar através da criação de uma exposição de longa duração e a sua inserção nos roteiros culturais e turísticos do Município de Mangualde”, cujos serviços culturais já elaboraram um plano de programação cultural que envolve agentes culturais locais e nacionais.

No plano de requalificação dos monumentos nacionais, consta também a Sé Catedral de Viseu, para onde serão canalizados 1.149.398 euros para intervenções de conservação e restauro do património, reparações e criação de acessibilidades.