Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Mangualde tem Casa de referência no atletismo adaptado


Miguel Monteiro, Cristiano Pereira e o treinador João Amaral, colocam o nome da Casa do Povo de Mangualde no topo do atletismo adaptado

Dos atletas ao treinador, a Casa do Povo de Mangualde é, sem dúvida, uma referência no atletismo adaptado nacional e internacional. Miguel Monteiro, Cristiano Pereira e o treinador João Amaral são quase “o trio maravilha”.

Miguel Monteiro, atleta de lançamento do peso de baixa estatura, foi medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021.

O atleta chegou a esta competição com o recorde do mundo do lançamento do peso F40 (11.01 metros), marca essa que acabou por ser batida.

Depois da estreia nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016, onde foi o atleta mais jovem da comitiva portuguesa, Miguel Monteiro alcançou a tão desejada medalha olímpica em Tóquio.

Para trás fica também a medalha de ouro no campeonato da Europa de 2021, depois da prata alcançada em 2018.

Se Miguel Monteiro é uma referência no lançamento do peso, Cristiano Pereira não fica atrás na corrida.

O atleta de Nelas foi primeiro classificado nos 1500 metros T20 no campeonato da Europa em 2018, já em 2021 terminou a prova na quinta posição.

Já no campeonato do mundo, em 2021, Cristiano Pereira sagrou-se vice campeão dos 1500 metros T20 e foi medalha de ouro nos 5000 metros.

À semelhança dos atletas, também o treinador é uma referência no desporto. João Amaral foi, este ano, distinguido como treinador do ano no setor do atletismo adaptado.

Depois de ter contribuído para inúmeras conquistas dos seus atletas, o técnico foi reconhecido com este galardão, que veio conferir a qualidade do trabalho desenvolvido na Casa do Povo de Mangualde.