Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

MANGUALDE:Mais de 200 comerciantes podem integrar Bairro Comercial Digital


O Bairro comercial digital (BCD) “Janelas do Bairro de Mangualde” reúne, numa fase de arranque, cerca de duzentos comerciantes, em condições de integrar o projeto que pretende promover a transição digital do comércio de rua do centro urbano, numa área de 15,39 hectares.

O BCD, que comporta um investimento de 652 mil euros, provenientes de fundos europeus (Plano e Recuperação e Resiliência) é liderado pelo Município e pela Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), tendo como parceiros a Associação Empresarial de Mangualde e a COAPE.

“Este projeto é uma transformação social e económica, que constitui uma oportunidade única para os comerciantes fazerem, de forma acompanhada, a transição digital dos respetivos negócios, expandindo-os para o mundo”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, esta quarta-feira, durante a apresentação do projeto, aos comerciantes, no auditório da Biblioteca Dr. Alexandre Alves.

O autarca assegurou que o Bairro Comercial Digital “irá preservar a essência do comércio de bairro, sendo reforçada a proximidade e a confiança entre comerciantes e clientes”.

Tal como explicou Leonel Santos, gestor do BCD “Janelas do Bairro de Mangualde” com o slogan “O nosso comércio com visão para o mundo” terá uma plataforma própria de comércio online (Marketplace), um site e uma aplicação (app) para telemóveis para que os comerciantes possam vender produtos e serviços online, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Os comerciantes vão ter formação e acompanhamento ao longo do projeto, que terá de estar implementado até ao final de setembro de 2025.

As empresas aderentes serão digitalizadas, com a integração de recursos, nomeadamente fornecedores, gestão de stocks, compra de produtos, etc. Além disso, irão integrar uma estratégia de marketing, com merchandising, divulgação dos negócios nos canais televisivos, redes sociais e em painéis LED e Mupi`s, que vão ser instalados na cidade. Serão também instalados cacifos digitais em vários pontos onde poderão ser recebidas as entregas.

Os espaços físicos que integram o Bairro Comercial de Mangualde também vão ser modernizados, estando previstas a instalação de passadeiras inteligentes, adaptações no que diz respeito à acessibilidade e inclusão dos visitantes.

“É fundamental continuarmos a trabalhar em rede e em parceria. Envolvam-se, entreguem-se e acreditem”, apelou o presidente do Município.

Os comerciantes não têm custos de adesão ao projeto, tal como sublinhou o vice-presidente do Município, João Cruz. “O Bairro Comercial Digital precisa de ganhar escala, o que só é possível se os comerciantes aderirem e se ligarem ao mundo, afirmou.

Na sessão de apresentação, Gualter Mirandez, presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu, considerou que o caminho digital é “fundamental” para que os comerciantes valorizarem os próprios negócios, “Estão reunidas as condições para que Mangualde continue na senda do progresso”, afirmou.