Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Manteigas: Assembleia Municipal de quer instalação da sede do Geopark Estrela na vila


A moção apresentada por Nuno Soares, líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal, que é também o candidato do PSD às próximas eleições autárquicas, para definir a localização da sede do Geopark Estrela em Manteigas, foi oficializada na Assembleia Municipal da passada sexta-feira.

“A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, em reunião do seu conselho executivo no passado dia 10 de julho de 2020, ratificou a decisão de aprovação do Geopark Estrela como geoparque mundial.

O Geopark Estrela passou desta forma a integrar uma rede mundial de 161 geoparques, em 44 países do mundo, sendo o quinto a ser reconhecido em Portugal.

Para que tal distinção ocorresse, houve necessidade de comprovação junto daquela entidade que o Geopark Estrela conseguiria uma gestão do seu território numa ótica de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

O Geopark Estrela abrange uma área de 2216 Km quadrados, fazendo parte desta área nove concelhos: Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia do distrito da Guarda, Belmonte e Covilhã do distrito de Castelo Branco e Oliveira do Hospital, do distrito de Coimbra.

Basta olhar para esta descrição para se perceber a abrangência e supramunicipalidade deste projeto.

Feito que está o trabalho da primeira fase, com A constituição da Associação Geopark Estrela e com o reconhecimento pela UNESCO deste território como geoparque mundial, importa agora avançar de uma forma clara e consistente para a sua implementação no terreno, de forma a que a expectativa criada junto das populações, comunidades e agentes económicos não saia gorada, mas sim elevada e acarinhada por todos.

É fator de implantação concreta no terreno da estratégia territorial a localização da sede da associação.

Se numa primeira fase a sua localização na Guarda, junto do instituto politécnico local, fazia todo o sentido, tal já não acontece neste momento, devendo a associação instalar-se em local próprio, aportando para o terreno o saber académico e a interação com as populações locais.

Assim, considera a Assembleia Municipal de Manteigas, que a melhor localização para a sede da Associação Geopark Estrela é nesta vila serrana, por fortes e diversas razões, como sejam a localização central em relação ao território abrangido, o facto do território do município de Manteigas estar totalmente integrado no geoparque e, mais importante, por ser o concelho com mais geossitios referenciados e os de maior importância no contexto do Geopark Estrela.

Com a hospitalidade que nos carateriza, fica o convite expresso e claro à Associação Geopark Estrela para que instale da sua sede em Manteigas, aqui instale os seus serviços administrativos e de apoio e daqui divulgue para o mundo a Serra da Estrela, a sua cultura, a sua fauna e flora, os seus locais de interesse geológico, promovendo a ciência, educação e cultura aberta aos agentes locais e a todos os cidadãos.

Mais sugerimos que a instalação ocorra na Fábrica do Rio, onde a simbiose com os equipamentos e conteúdos do Centro de Energia Viva de Montanha enobrecerá tanto o local como todos os envolvidos.

Como beirões e serranos que somos, quando convidámos, fazemo-lo com alma e com paixão. Mas como beirões e serranos que somos, quando os convites não são correspondidos, não estamos onde não somos desejados, pelo que, fica claro, que para a Assembleia Municipal, o futuro do concelho de Manteigas no Geopark Estrela será curto.”, afirma o PSD em comunicado.