Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Mundial2022: Portugal obrigado a ultrapassar Macedónia do Norte para chegar ao Qatar


Portugal necessita hoje de impor-se perante a Macedónia do Norte, no Estádio do Dragão, para garantir o ‘passaporte’ para o Mundial2022 de futebol, e assegurar a sexta presença consecutiva em campeonatos do mundo.

A inesperada derrota (1-0) da atual campeã europeia Itália aos ‘pés’ da seleção comandada por Blagoja Milevski deixou o mundo do futebol surpreendido e Portugal com a missão de chegar ao Qatar, teoricamente, mais acessível.

O pontapé do ‘meio da rua’ de Aleksandar Trajkovski, avançado dos sauditas do Al Feiha, aos 90+2 minutos, tirou o conjunto de Roberto Mancini da maior competição de seleções pela segunda vez seguida.

Com todo o favoritismo do seu lado, Portugal vai, muito provavelmente, deparar-se com um adversário a jogar em bloco baixo, a esperar por um erro, uma transição rápida ou um lance de bola parada para ferir os lusos.

Os defesas Diogo Dalot, Gonçalo Inácio e Tiago Djaló estão fora da ficha dos 23 futebolistas de Portugal para o jogo de hoje com a Macedónia do Norte, na final dos ‘play-offs’ de apuramento para o Mundial2023.

Os três jogadores não constam na lista hoje publicada pela UEFA, com o selecionador Fernando Santos a optar pela saída de Dalot, que foi titular na vitória com a Turquia (3-1), face ao regresso de João Cancelo, que cumpriu castigo na meia-final do ‘play-off’.

Da lista sai também Tiago Djaló, suplente no primeiro jogo, perante a ausência de Pepe, que está de regresso após ter estado infetado com o coronavírus e que levou Fernando Santos a apostar em José Fonte e Danilo Pereira para o eixo defensivo.

Já Gonçalo Inácio também tinha sido preterido na lista final para o jogo de quinta-feira com a Turquia.

Portugal procura a oitava presença em Mundiais, e sexta consecutiva, depois de 1966, 1986, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018, enquanto os macedónios nunca participaram numa fase final de um Campeonato do Mundo.

O encontro entre Portugal e a Macedónia do Norte, da final do caminho C dos ‘play-offs’ europeus de acesso ao Mundial2022, tem início agendado para as 19:45, no Estádio do Dragão, no Porto, com arbitragem do inglês Anthony Taylor.