
Município apresenta Caramulo, Festas das Cruzes, Barro Negro de Molelos e Termas de Sangemil na BTL
“Onde Apetece Estar”. Um novo vídeo promocional da região Viseu Dão Lafões foi o principal elemento de surpresa, celebração e ativação do destino, no segundo dia da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2025, que decorre até domingo na capital.
O vídeo pode ser visto no YouTube da CIM Viseu Dão Lafões, em http://bit.ly/3XQ75qu .
Âncora da comunicação CIM Viseu Dão Lafões que vai estender-se ao longo do ano de 2025, o vídeo surge como um criativo exercício em torno da experiência, do conforto e do envolvimento com o território, que é “o coração de Portugal”. E a par da estreia no concorrido stand da região, ao longo da programação desta quinta-feira, foi mostrado também em primeira-mão, quarta-feira à noite, a todos os parceiros do território, jornalistas, bloggers e animadores do segmento de turismo, vinhos, gastronomia e lifestyle – isto num evento de ativação especial que decorreu em plena Torre Vasco da Gama, onde também marcaram presença autarcas da comunidade intermunicipal, bem como Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo. E que serviu para a CIM celebrar o percurso e o 18º aniversário, bem como o desempenho histórico que tem vindo a alcançar em hóspedes e dormidas.
Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, destacou, em plena ativação na Torre Vasco da Gama, noite dentro iluminada com as cores que promovem a região, a “capacidade de união dos municípios” e o “exemplo de sucesso dado ao país ao longo de 18 anos”. Fê-lo perante uma plateia de convidados e jornalistas que ouviram, também, o elogio de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, que relevou a importância da capacidade em “gerar união e criar escala”, de modo a “concretizar as campanhas de promoção e internacionalização estratégicas, que possam atingir os mercados alvo”.
Diogo Rocha, chef Estrela Michelin que, mais uma vez, emprestou a sua cozinha e boa disposição a uma ativação CIM Viseu Dão Lafões, reforçou a ideia da “defesa e preservação da identidade do território e dos seus produtos”. “Não queremos trazer a região para Lisboa; queremos dá-la a conhecer e queremos que nos visitem, na nossa originalidade”.
Segundo dia de casa cheia.
O novo vídeo “Onde Apetece Estar”, criatividade com assinatura da agência “SlideShow”, foi assim novidade num segundo dia de casa cheia onde, pelo Stand da CIM Viseu Dão Lafões, se destacaram apresentações e degustações dos principais destaques dos municípios, desta vez a cargo das autarquias de São Pedro do Sul, Vouzela, Castro Daire e Tondela.
Aposta na presença dos operadores que dinamizam a região
Qual é a região “Onde Apetece Estar”? Qual é o território que mais cresceu em hóspedes em todo o país em 2024? A marca Viseu Dão Lafões assumiu mais uma vez presença fundamental na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2025, com uma participação que reforça a promoção do destino e aposta na presença dos principais operadores turísticos do território.
Os slogans “Viseu Dão Lafões, Apaixone-se” e “Viseu Dão Lafões, É Onde Apetece Estar” deram o mote para o stand da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, e para a apresentação de novidades significativas e ativações inovadoras que consolidam a região como um destino turístico de excelência.
Com uma programação diversificada, experiências imersivas e a grande novidade da participação dos operadores turísticos, a participação de Viseu Dão Lafões está preparada para surpreender e conquistar visitantes, profissionais e imprensa, até domingo, 16 de março.
Uma Experiência Imersiva para os Visitantes
O stand de Viseu Dão Lafões, localizado no Pavilhão 2, Stand 2C42, está desenhado para proporcionar uma experiência única aos visitantes, explorando cinco eixos de ativação principais: Natureza e Turismo Ativo; Património Histórico e Cultural; Saúde e Bem-Estar; Gastronomia e Vinhos; Cultura e Eventos
Os principais operadores turísticos de Viseu Dão Lafões têm um espaço para negócios, numa iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. Pela primeira vez, cerca de duas dezenas de operadores turísticos dispõem de um espaço próprio no stand da CIM, no qual apresentam e comercializam diretamente os seus produtos e serviços junto do público e de profissionais do setor.
Gastronomia, património e turismo ativo em destaque
Sob o mote “Viseu Dão Lafões, Apaixone-se”, a participação da região na BTL 2025 apresenta programação diversificada, experiências imersivas e um stand inovador, concebido para destacar os principais ativos dos 14 municípios de um território que regista um notável crescimento da procura turística. Recorde-se que o território abrangido pela CIM foi o que mais cresceu no país em 2024, em número de hóspedes, com um aumento de 14,2% face a 2023.
Programa para sexta-feira
As propostas de Penalva do Castelo, Aguiar da Beira, Vila Nova de Paiva e Oliveira de Frades assumem o protagonismo no terceiro dia de feira, enquanto Santa Comba Dão, Mangualde, Carregal do Sal e Sátão são os destaques do quarto dia da BTL 2025
A participação de Viseu Dão Lafões na BTL termina, no quinto e último dia, com um programa dedicado às confrarias gastronómicas do território, que darão a provar ao público as especialidades culinárias que fazem desta região uma referência também nesta área.
O stand de Viseu Dão Lafões está localizado, à semelhança das edições anteriores, no Pavilhão 2 da Feira Internacional de Lisboa.
A agenda completa da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2025 está disponível em www.visitviseudaolafoes.pt