Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Fornos de Algodres adere ao Movimento do Laço Azul


No dia 29 de abril, pelas 10:00, no Jardim da Câmara Municipal, as crianças do concelho vão realizar o tão característico laço Humano Azul.

Os laços e a cor azul, simbolicamente utilizados durante o mês de abril, são uma forma de consciencializar e alertar a população para a prevenção dos maus-tratos contra as crianças.

A comemoração do mês de abril como Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis surge de uma história real passada nos Estados Unidos em 1989.

Bonnie W. Finne era uma avó, como todas as outras, que amava os seus netos. Mas, por mais amor que lhes desse, não conseguia apaziguar a dor que se escondia por detrás dos seus olhos.

Gritos escondidos e silenciados pelo medo, pelo terror, pela dor de cada ferida, cada hematoma, cada golpe marcado na delicadeza e fragilidade da pele, que só uma criança possui.

A cor rosa, que outrora lhes marcava o rosto, dera lugar a vários tons de azul, que se espalhavam por todo o corpo e que teimavam em não desaparecer. Um azul oferecido deliberadamente pela mãe e o padrasto, como se de um presente se tratasse.

E foi esse mesmo tom de azul que fez partir um dos seus netos para o local onde o azul é apenas a cor que marca o céu.

Mesmo com a fragilidade imposta pela idade, Bonnie W. Finne encontrou uma forma de dar voz à dor dos netos. Prendeu uma fita azul à antena do carro para que as pessoas se questionassem.

Desta forma, todas as nódoas negras, as feridas, as marcas e os gritos dos netos, abafados, noite após noite, entre lágrimas, estariam simbolicamente visíveis a todos.

Este gesto, que começou por ser uma forma de expressar a dor face aos maus-tratos dos netos, rapidamente teve uma repercussão mundial, dando origem ao “Movimento do Laço Azul”.