Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Viseu abre candidaturas a todos os eixos do programa Eixo Cultura


Candidaturas aos Eixos2, 3 e 4 do programa municipal de apoios estão abertas. As propostas devem ser submetidas até 27 de fevereiro

Para além dos Eixos 1e 5, cuja abertura já havia sido anunciada, com candidaturas até ao dia 20 de fevereiro, o programa “Eixo Cultura Viseu 2022/2025” recebe, também, os projetos culturais que se enquadrem nos seus restantes campos de ação. Desta forma, estão já disponíveis os formulários para concurso aos Eixos 2, 3 e 4,estes com prazo de candidatura até ao dia 27 de fevereiro.

Assim, o Eixo 2pretende apoiar a Criação Artística de projetos de caráter autoral, nas seguintes áreas: artes performativas, como é o caso da música, do teatro, da dança, do cinema e multimédia e do circo contemporâneo; artes visuais, como artes plásticas e fotografia; artes de rua; promoção do livro e da leitura; cruzamento disciplinar, nos domínios da criação e da edição. Este eixo conta com a dotação financeira de 150.000 euros.

Esta vertente engloba diferentes fases, desde a conceção à apresentação dos projetos – não incluídos em eventos – no Município de Viseu. Está, portanto, dividida em medidas distintas: a Medida I (Criação/Produção), em que cada entidade pode receber de7500 a 20.000 euros por projeto/ano, e a Medida II (Edição), em que os valores de financiamento variam entre os 5 e os 10 mil euros.

O Eixo 3, por sua vez, surge com o intuito de promover a Programação Artística, tendo em vista a democratização no acesso à cultura e o alargamento da oferta cultural.

Deste modo, são contempladas ações culturais que se desenvolvam, pontual ou regularmente, em determinado espaço da programação no território viseense.

Neste setor, estão incluídas iniciativas como: festivais, ciclos e/ou concursos que tenham como foco as artes performativas (dança, teatro, música e cruzamento disciplinar; festivais, ciclos ou mostras de cinema e multimédia; exposições e itinerâncias de artes visuais (artes plásticas e fotografia); residências artísticas, workshops, masterclasses, entre outros.

Para além destes, este Eixo apoia, também, projetos que promovam o desenvolvimento e valorização da cultura tradicional (património, etnografia, música, literatura popular, artesanato e produtos locais).

Neste caso, o financiamento do Eixo 3, com a dotação de 125.000 euros, pode variar entre5.000 e 20.000 euros por projeto/ano.

Por outro lado, o Eixo4 destina-se a apoiar artistas e projetos emergentes e tem como objetivo dar visibilidade e fomentar o aparecimento de novos talentos, nas artes performativas – música, teatro, dança, cinema e multimédia; circo contemporâneo; nas artes visuais – artes plásticas e fotografia; artes de rua; literatura; cruzamento disciplinar, nos domínios da criação/produção, programação/difusão e edição, com o objetivo de identificar, dar visibilidade e fomentar uma nova geração de talentos; novos modelos de criação, exibição e exposição.

Este Eixo, com adotação de 50.000 euros, oferece um apoio entre 2.500 e 10 mil euros por projeto/ano aos candidatos vencedores.

Recorde-se que da Comissão de Avaliação das candidaturas fazem parte: a Vereadora com os pelouros da Cultura, Turismo e Património Cultural da Câmara Municipal de Viseu, Dr.ª Leonor Barata, a Prof.ª Dalila Rodrigues e a Prof.ª Paula Rodrigues.

 

Todas as propostas devem ser submetidas até ao dia 27 de fevereiro, através do e-mail cultura@cmviseu.pt , em língua portuguesa, e não poderão sofrer alterações depois da data de entrega. Para mais informações, aceda às normas e documentos em www.cm-viseu.pt.