Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Municípios reúnem em Fornos de Algodres para preparar Rota Turística da Estrada Nacional 16


A Estrada nacional EN16 atravessa 14 municípios portugueses e todos eles chegaram a acordo para valorizar este troço como um produto turístico.

As autarquias estiveram hoje reunidas no concelho de Fornos de Algodres, distrito da Guarda, para definirem algumas prioridades em relação à metodologia de trabalho e a sua posterior calendarização.

O encontro serviu para potenciar o produto turístico “EN16”, considerado um projeto “estruturante” para o concelho de Fornos de Algodres e para a região, como referiu o presidente da autarquia, Manuel Fonseca.

Uma parceria entre os municípios das comunidades intermunicipais da região de Aveiro, da região Viseu Dão Lafões e também da região das Beiras e Serra da Estrela.

Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro Portugal adiantou que a iniciativa passa por “unir o litoral ao interior, fazer a ligação da cidade de Aveiro até Vilar Formoso e juntar municípios grandes e pequenos”.

O grande objetivo é promover o património histórico, natural, gastronómico e a economia de todos os concelhos abrangidos.

As dificuldades avaliadas até ao momento, segundo Pedro Machado, é o estado de conservação do troço. “Há troços que estão em muito boas condições, outros em menos boas condições e outros estão mesmo em mau estado. O que apresenta piores condições é precisamente o troço entre Fornos de Algodres e Celorico da Beira”, algo que ainda vai ser avaliado junto ao Ministério das Obras Públicas.

O Presidente do Turismo Centro Portugal referiu que ainda não se sabem valores relativos ao investimento nem a data prevista para o começo do projeto.

Esta iniciativa conta com o apoio com a Comissão de Coordenação da Região Centro e o Turismo de Portugal, entre outras.

Participaram na reunião representantes do Turismo Centro de Portugal, do Turismo de Portugal, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, Viseu Dão Lafões e Beiras e Serra da Estrela e dos municípios de Aveiro, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Águeda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Pinhel, Almeida, Viseu, Vouzela, Mangualde, Oliveira de Frade e São Pedro do Sul.

No âmbito da iniciativa, no início da próxima semana, dia 6 de setembro, em Viseu, será assinado um protocolo pelas Comunidades Intermunicipais de Dão Lafões, Aveiro e Beiras e Serra da Estrela.