Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Novo Centro de BTT de Viseu Tiago Ferreira oferece 280 quilómetros de percursos cicláveis pelo concelho


Inauguração oficial decorreu ontem, no Parque Desportivo do Fontelo. São oito percursos, com diversos graus de dificuldade, que constituem este Centro, o qual integra a rede nacional de Centros Cyclin’ Portugal

O final da tarde de ontem, dia 11 de junho, ficou marcado por uma reunião de campeões do Ciclismo, no Parque Desportivo do Fontelo, para a inauguração oficial do novo Centro de BTT de Viseu Tiago Ferreira.

Ao Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, ao Vereador do Desporto, Pedro Ribeiro, e ao atleta viseense Tiago Ferreira, que empresta o seu nome a este novo equipamento, juntaram-se Delmino Pereira, atual Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa e Joaquim Gomes, também eles dois grandes nomes do ciclismo português, sendo o último atual diretor da Volta a Portugal.

O Centro de BTT de Viseu integra a rede nacional de Centros Cyclin’ Portugal, promovida pela Federação Portuguesa de Ciclismo, e recebeu o nome do atleta Tiago Ferreira, natural e residente no concelho de Viseu, cujo percurso desportivo é notável e de referência local, nacional e internacional.

“É uma honra termos o Tiago como nosso Embaixador”, destacou Fernando Ruas. “Sendo ele um atleta de excelência, com um percurso profissional notável, que defende e eleva o bom nome do concelho e região, não poderia ter ficado melhor entregue este nome ao nosso Centro de BTT”, acrescentou.

O autarca viseense considerou ainda que “o ciclismo e o BTT são muito acarinhados nas regiões do Interior, não só pelas condições naturais que propiciam o seu desenvolvimento, mas também porque são desportos fundamentais no alavancar do nosso crescimento enquanto território e comunidade. Há cada vez mais pessoas interessadas, a praticar a modalidade, a desfrutar dos nossos parques e percursos para passeios em bicicleta, pelo que este equipamento é uma mais-valia na qualificação e diversidade da prática desportiva”.

“A história do BTT nos últimos 15 anos tem sido notável. O Tiago, e os atletas da sua geração, constituíram-se como uma geração de ouro, que deram muito ao ciclismo e ao BTT português. O Tiago é hoje um ciclista de grande prestígio, em qualquer parte do mundo”, sublinhou Delmino Pereira. “Tenho ido a corridas e testemunho que o Tiago é uma estrela, um símbolo mundial do ciclismo, porque é um corredor que tem uma postura competitiva exemplar”.

O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo congratulou ainda a inauguração deste Centro que se junta à rede nacional de Centros Cyclin’ Portugal. “Nós temos neste momento 47 Centros em Portugal homologados, 17 em processo de homologação, temos cerca de 18 mil quilómetros de percursos certificados, e, portanto, o programa Cyclin’ Portugal é um programa de sucesso”, concluiu.

“A inauguração deste Centro de BTT com o meu nome, na minha cidade, onde eu comecei a dar as minhas primeiras pedaladas, nestes percursos que eu tão bem conheço, é uma enorme honra. Estou muito contente com esta homenagem e com o dia de hoje”, afirmou Tiago Ferreira, perante todos os presentes, inclusive dezenas de ciclistas provenientes de clubes e associações locais, que aqui marcaram presença e que percorreram, simbolicamente, o Percurso 1 do Centro de BTT.

Este Centro apresenta caraterísticas únicas, combinando a malha urbana com as paisagens e florestas oferecidas pelas Freguesias mais rurais. É constituído por oito percursos, com uma variante de ligação entre eles. No terreno, estão sinalizados todos os percursos de dificuldade verde, azul e vermelho, com sinalética específica, podendo os percursos pretos ter apenas algumas marcações orientadoras, privilegiando-se, nestes casos, a navegação via GPS, como disposto no regulamento da Federação.

Representando 280 quilómetros de percursos clicáveis, e uma oportunidade para descobrir o território a pedalar, o Centro de BTT de Viseu percorre 21 das 25 Freguesias do concelho, pelo que são vários os pontos de interesse oferecidos, em matéria de património histórico, arqueológico, natural, gastronómico, religioso e cultural.