
O DESCOBRIR REALIZOU A 7.ª EDIÇÃO SOB O DESIGNIO DA (RE)DESCOBERTA
O verão de S. Martinho deste ano fica marcado pela chuva e dias cinzentos típicos do Outono, mas mesmo assim não foi impeditivo que se realizasse a 7.ª Edição do Descobrir no passado dia 11 de novembro, na Quinta das Fontes Turismo (Estercada, Vila Maior, S. Pedro do Sul).
Tratando-se de um evento que tem sido realizado ao ar livre desde a sua 1.ª Edição, sob o nome de Descobrir São Pedro do Sul em 2017, 2018 e 2019, passou pelos tempos de epidemia de 2020 a 2022 igualmente ao ar livre com a designação de Descobrir Vila Maior, eis que chegados a 2023 a equipa do Descobrir realizou a 7.ª Edição sob o desígnio da redescoberta e com a designação de (RE)DESCOBRIR 2023, desta vez no aconchego do belo espaço entre portas da Quinta das Fontes Turismo, que se adaptou ao dia de chuviscos demonstrando assim a sua versatilidade.
Após seis edições foi tempo da organização fazer um balanço e não cair na tentação da repetição e partiu à sua redescoberta e reinventou-se, com atividades voltadas para a consciencialização do bem-estar em sociedade, tendo esse patamar sido alcançado através da arte, como a exposição de pintura da Niki White, apresentação de infantis de Joana Pinto, com o seu livro “Pequenos Miosótis Azuis” e “Um Coração, duas casas”, de João Martins.
Entre as várias atividades destaca-se um workshop de apicultura, por José Duarte, uma “aula” de natureza e ambiente conjugada com a biodiversidade em Lafões, por Nuno Campos, com o seu projeto “CUIDA – Fauna e Flora de Lafões” e ainda uma demonstração da IDarte – Associação de Psicologia e Arte, sob o tema “Mente e Consciência”, tendo como protagonista Valter Pires.
No final, ficou a promessa do empenho de que a equipa do DESCOBRIR.org, entre outras iniciativas, voltará e continuará a lançar de novo o evento rejuvenescido (RE)DESCOBRIR, galvanizando a sua senda em prol da arte e cultura e alargada a novos territórios.