O Mercado dos Produtores de Viseu vai ganhar uma nova vida nos próximos meses
“Produtos que contam histórias” é o nome da iniciativa de promoção do Mercado que contempla animação e showcookings todos os segundos sábados de cada mês
No dia 14, o segundo sábado do mês de dezembro, da parte da manhã, decorre a segunda de um conjunto de iniciativas “Produtos que contam histórias” que irão decorrer no Mercado dos Produtores de Viseu, ao longo do próximo ano, no âmbito do Projeto Alimentar Viseu Dão Lafões.
Estas iniciativas complementam as já realizadas, no âmbito da mentoria especializada, através de ações de aconselhamento e sensibilização junto dos Produtores locais, de forma a melhorar o ambiente alimentar do espaço e a diminuição do desperdício alimentar, bem como de um Magusto no passado mês, em que se promoveu a castanha como o produto do mês, ao som da Estudantina Universitária de Viseu.
Todos os segundos sábados de cada mês, os Produtos do Mercado contam histórias através de showcookings de chefs locais que, com a sua experiência, dinamizam ao vivo a confeção de pratos/receitas em que o produto do mês estará presente. A par disto, a animação também marcará presença com atuações de artistas locais, que proporcionaram um ambiente descontraído e agradável a quem vai adquirir os produtos locais do Mercado.
Este mês de dezembro, o Mercado abre as portas às dicas do Chef, com o Chef de cozinha Luís Almeida (Restaurante Palace), especialista em “criar uma culinária enraizada em produtos tradicionais e locais, combinando técnicas modernas com o calor da cozinha tradicional”, que apresentará uma receita, com o produto do mês: o azeite, pelas 10H30. A animação da parte da manhã, pelas 9H30, está a cargo do duo Magui & António, que apresentam um repertório alusivo à época do Natal.
“Estas iniciativas “Produtos que contam histórias” vão criar uma ligação mais forte entre o Produtor e o consumidor, elevando a qualidade dos produtos e as relações interpessoais, porque quando falamos em comida, falamos em histórias”, afirma a Vereadora da Saúde da Câmara Municipal de Viseu, Mara Almeida.
Fomentar o consumo dos produtos regionais e locais, em equilíbrio com os princípios da Dieta Mediterrânica, a melhoria da qualidade nutricional da oferta alimentar e a educação para uma alimentação saudável e sustentável fazem parte dos desígnios do Projeto da Identidade Alimentar Viseu Dão Lafões. O Projeto Identidade Alimentar é desenvolvido numa parceria entre os Grupos de Ação Local (GAL): ADRIMAG, ADD, ADDLAP, ADICES, e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, numa candidatura conjunta ao Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES).
“Este Projeto é um exemplo de como a articulação entre agentes locais e regionais pode resultar em soluções integradas que beneficiam a Saúde e a Economia”, defende o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. “É um incentivo à compra de produtos locais e tradicionais não só nesta época de Natal, mas durante todos os meses.”