
Parlamento dos Jovens – Sessão Distrital na Guarda
Realizou-se, no dia 28 de março, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude da Guarda, a Sessão Distrital do Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral e se elegeram os deputados à Sessão Nacional, que se realiza na Assembleia da República, nos dias 30 e 31 de maio.
Na mesa da sessão de abertura estiveram presentes a Assessora Parlamentar da Assembleia da República, Elsa Miranda, a Vice Presente da Câmara Municipal da Guarda, Amélia Ramos Fernandes, a Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Catarina Durão e o jovem Presidente da Sessão Distrital, Dinis Simão da Silva, do Agrupamento de Escolas de Gouveia.
Na sessão estiveram presentes 10 escolas (30 deputados efetivos e 10 suplentes), tendo sido eleitos para representarem o Círculo da Guarda) na Sessão Nacional, as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas:
Agrupamento de Escolas Tenente-Coronel Adão Carrapatoso, Vila Nova de Foz Côa Deputados: Maria Leonor Passeira Rosa – Lina Droga Lucas
Instituto de Gouveia – Escola Profissional, Lda.
Deputados: Flávia Marina da Silva Teixeira (Porta-Voz) – Andreia Sofia Sousa Almeida
Escolas Suplentes:
1.º – Agrupamento de Escolas de Gouveia
Deputados: André Ferreira – Claúdia Cardoso
2.º Ensiguarda – Escola Profissional da Guarda
Deputados: Gonçalo Bonifácio – João Fernandes
O tema proposto em nome do Círculo da Guarda à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo é: “O Sistema Educativo em Portugal”.
No Distrito da Guarda o Programa Parlamento dos Jovens envolveu em todas as suas fases 11 escolas, 160 alunos, 2.177 eleitores inscritos, 1.144 votantes, 16 listas e 36 turmas.
A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pelo Presidente, Dinis Simão da Silva, da Escola Secundária de Gouveia, Beatriz Tomé Silva da Escola Gonçalo Anes Bandarra de Trancoso, Mariana Figueiredo Rosa do Instituto de Gouveia – Escola Profissional.
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
A Assembleia da República, através da Equipa Parlamento dos Jovens, assegura a coordenação geral da execução do programa, em parceria com outras entidades, entre as quais o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
O Parlamento do Jovens tem por objectivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.