Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Penalva do Castelo: Maçã Bravo de Esmolfe abre época de colheita com experiências turísticas


A iniciativa intitula-se “Dr. Bravo no Pomar” e visa dar a conhecer os processos de produção da maçã Bravo de Esmolfe de forma a promover e valorizar os produtores locais.

O CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, através da plataforma online drbravo.pt anunciou hoje um programa de valorização turística denominado “Dr. Bravo no Pomar”, uma ação que, segundo os responsáveis, procura proporcionar uma experiência única de imersão na tradição da colheita da maçã Bravo de Esmolfe.

O programa inclui uma visita guiada aos pomares da região, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer os métodos de cultivo tradicionais, aprender sobre o processo produtivo e ainda, colher as próprias maçãs. Além disso, os participantes desfrutarão de um piquenique repleto de produtos locais, imersos na beleza natural dos pomares de maçã Bravo de Esmolfe. Um cenário perfeito para apreciar o aroma e o sabor inigualável desta variedade de maçã, 100% portuguesa e única no mundo, originária de Esmolfe, no concelho de Penalva do Castelo.

Segundo Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT, o objetivo é criar uma nova oferta turística em Penalva do Castelo, apoiando os produtores locais e enaltecendo o seu esforço na preservação deste produto exclusivamente português.

As datas e vagas são limitadas pelo que, para participar, os interessados devem realizar a sua inscrição através da página drbravo.pt/experiencias podendo definir a data e hora preferencial.

As reservas estão disponíveis em vários horários nos dias 30 de setembro, 5 de outubro e 14 de outubro.

Cada experiência dura aproximadamente 1 hora e 30 minutos e tem um custo de 20€ por pessoa, que para além da participação na experiência, inclui ainda uma caixa de maçãs colhidas diretamente do pomar. As crianças até 12 anos estão isentas de pagamento.

As encomendas de maçã também já estão disponíveis na plataforma, podendo ser recolhidas junto dos produtores em Penalva do Castelo