Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

PENALVA DO CASTELO:TRILHO DO RYAL 2025.UMA VIAGEM PELOS SABORES, TRADIÇÕES E PAISAGENS DE REAL


No passado dia 27 de abril, realizou-se mais uma edição do percurso pedestre anual “Trilho do Ryal”, uma iniciativa promovida em parceria pela Junta de Freguesia de Real, a Associação Cultural, Recreativa e Social de Real e a Câmara Municipal.

Junto ao emblemático sobreiro centenário, os participantes foram carinhosamente acolhidos pelo Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Matos, que deu as boas-vindas aos presentes. O trilho, com cerca de 10 km de extensão marcado pela envolvência dos tons primaveris, permitiu usufruir da beleza paisagística, património, sabores e agradável convívio. Ao longo do percurso, os caminhantes atravessaram pontes, ribeiras, aldeias e recantos que convidam a uma próxima visita. O miradouro natural situado no ponto mais alto da serra de Real, proporcionou o usufruto e contemplação de paisagens deslumbrantes sobre a freguesia e povoações vizinhas.

Na localidade da Ribeira, os participantes foram recebidos em ambiente animado pela Tuna Realense e puderam saborear delícias tradicionais preparadas pela comunidade local (bolos de azeite, queijo Serra da Estrela, biscoitos, sumo de laranja natural, entre outras).
As capelas de São Marcos e de N. Sr.ª dos Remédios estiveram abertas ao público, permitindo a todos os interessados visitar o seu interior e conhecer melhor este importante património religioso.

A iniciativa culminou com o tradicional almoço-convívio no Parque da Bocha, seguido de uma tarde festiva com a animação musical pela Escola de Música de Real e um grupo de cinco jovens timorenses, residentes em Real, que surpreenderam e brindaram os participantes com uma atuação simbólica e permitiu a “viagem” por sons e cultura do seu país.

O evento contou com o apoio das Estufas Rodrigues, do Restaurante A Carvalha e da incansável colaboração da comunidade local