Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Pessoas com deficiência já poderão esquiar este inverno na Serra da Estrela


A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) apresentou este sábado, na sua gala anual, uma cadeira que permite a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida fazerem esqui na estância da Serra da Estrela. O equipamento ficará disponível, gratuitamente, assim que a estância abrir.

 O equipamento fica disponível, gratuitamente, assim que a estância abrir e pode ser utilizado de forma autónoma ou com monitores. Segundo Pedro Farromba, presidente da FDIP, tanto os técnicos da federação como os da estância já receberam formação adequada para orientarem a utilização da cadeira.
A cadeira, foi oferecida pela Fundação do Desporto, tem amortecedores que permitem mudar de direção “com a flexibilidade do corpo” e é possível a utilização “por pessoas de diferentes compleições físicas e para diferentes graus de deficiência”, explicou o responsável durante a gala realizada na Pousada da Juventude da Serra da Estrela, nas Penhas das Saúde, na Covilhã.
João Marrana, vice-presidente da Fundação do Desporto, sublinhou “o simbolismo” do momento, “Significa que o desporto é para todos e é nossa função tentar encontrar a forma para que isso aconteça. O nosso desafio é que muita gente utilize esta cadeira, que muitas pessoas descubram as suas potencialidades e, se possível, que muitas pessoas se superem todos os dias no que têm para dar a si próprias”, realçou o dirigente. Pedro Farromba destacou a concretização de uma ambição antiga: “é um sonho de há muito tempo, para podermos dar as mesmas condições a todas as pessoas de praticarem esqui e conseguimos, com o apoio da Fundação do Desporto. Foi um projeto conjunto, com Comité Paralímpico e o Instituto Nacional de Reabilitação”, frisou João Marrana.
Neste momento são conhecidos quatro atletas com necessidade deste tipo de equipamento. A sua utilização vai depender do modelo da cadeira e do grau de mobilidade das pessoas.
Pedro Farromba não quis, para já, assumir um projeto para os Jogos Paralímpicos de Inverno, admitindo que a longo prazo esse objetivo possa vir a estar no horizonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.