Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Posto Móvel da GNR garante “contacto mais próximo” com a população


Um novo veículo de apoio ao policiamento, designado Posto Móvel, vai permitir ao Comando Territorial da GNR da Guarda permitir “um contacto mais próximo” com a população. Dos 14 concelhos do distrito da Guarda.

Segundo o major Cláudio Saraiva, relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, o Posto Móvel, que irá percorrer os 14 concelhos do distrito da Guarda, “serve essencialmente para projetar o policiamento, ou o patrulhamento dos Postos Territoriais, como também das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário”. O veículo vai servir os 25 Postos Territoriais que a GNR possui no distrito da Guarda e também poderá participar em eventos (feiras, mercados, etc.) e apoiar aquela força de segurança em operações de fiscalização. O Posto Móvel estará estacionado nas aldeias para que os habitantes possam obter esclarecimentos e apresentar reclamações ou denúncias junto dos militares
Cláudio Saraiva adiantou que este projeto será sobretudo útil para a população mais idosa que, “muitas das vezes, tem algumas dificuldades em se deslocar às localidades onde existem Postos Territoriais” da GNR, funcionando como “uma medida compensatória da retirada desses postos”.
O Posto Móvel, que opera, no mínimo, com dois militares, está equipado com um computador portátil com ligação à rede nacional de segurança interna e impressora.
A apresentação do veículo aconteceu esta quarta-feira, na aldeia de Foios, situada junto da fronteira com Espanha e a 22 quilómetros da cidade do Sabugal, por, no passado, ter tido postos da ex-Guarda Fiscal e da ex-Guarda Florestal. O presidente da Junta de Freguesia de Fóios, António Lucas, valoriza a medida da GNR dado que a sua freguesia, com 412 eleitores e cerca de 230 moradores, possui muitos habitantes idosos. O responsável referiu que a autarquia “tem sempre as portas abertas” para colaborar com iniciativas deste género que são “importantes” para as aldeias do interior do país.