Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Proença-a-Nova: Estratégia local de habitação foi aprovada


O documento foi aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal de 28 de novembro. Destacam-se medidas como: resolução de situação habitacionais indignas, promoção de medidas de melhoramento e reabilitação do parque edificado, incentivos ao arrendamento para atrair e fixar pessoas etc.

Estima-se que este programa envolva um investimento global de cerca de 5 milhões de euros, com o município a investir aproximadamente um milhão, os beneficiários diretos 3 milhões e a Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova 88 mil euros.

No total, a estratégia engloba 25 medidas previstas para avançarem nos próximos anos. Um dos grandes focos é mesmo o dar resposta a carências habitacionais que já tinham sido identificadas pelo município no concelho. Existem também medidas que se focam em apoiar de forma técnica a operacionalização da própria estratégia e a capacitação dos beneficiários diretos para que possam aceder aos apoios previstos e ainda várias medidas complementares que de forma mais transversal visam contribuir para “criar um contexto no qual todas as famílias têm acesso a uma habitação digna, acessível e adequada em termos de preços e tipologia”, refere o município em comunicado.