![](https://maisbeiras.sapo.pt/wp-content/uploads/2021/05/Quinta-Courelas-scaled.jpg)
Quinta das Courelas: um recanto gastronómico na Serra
O restaurante Quinta das Courelas, é a primeira paragem desta viagem gastronómica.
Situada em Fornos de Algodres, a Quinta está inserida numa unidade de turismo rural com o mesmo nome, onde o atendimento é amável e competente.
Fazer turismo rural é reencontrar-se com a natureza, é poder olhar para a vastidão dos campos, poder andar em plena liberdade, ver o nascer do sol sobre uma montanha; é admirá-lo pôr-se por outra, voltar a ouvir o marulhar das águas mansas dum rio, poder andar sem o medo de ser atropelado, ver os animais no seu ‘habitat’ natural, poder andar a cavalo sem ser num picadeiro, sentir o verde dos campos, caçar onde há caça, pescar onde há peixe, poder dar expansão aos anseios artísticos em ambiente natural, poder sonhar, desligar-se dos problemas quotidianos, poder, enfim, não fazer nada, se nos apetecer.
A origem da Quinta das Courelas esteve relacionada com um apoio que pretendia prestar aos alunos da C+S, pois não havia sítio onde se pudessem divertir. Assim, começou a funcionar com um bar que abriu a público no dia 6 de fevereiro de 1993.
Não se ficou por aí, e depois de uma reconstrução, alguns espaços foram reaproveitados. Foi recuperado o forno e, passados sensivelmente nove meses tinham o restaurante pronto: O Abrigo das Courelas.
A visita de José Quitério da Revista Expresso mudou a vida do restaurante. Sem se identificar, José Quitério fez uma refeição no restaurante e dedicou uma página da revista à Quinta das Courelas que foi ainda considerada pelo mesmo analista como um dos 100 melhores restaurantes do país, na época.
Quem está na Quinta das Courelas pode admirar o aspeto de todo o território com montes agrestes e vales profundos. “São vastos e luminosos os horizontes, elegantes e recortados os cabeços dos outeiros, deslumbrantes de harmonia e luz as paisagens, ressaltando, entre a riqueza da vegetação, o verde-claro das vinhas, o verde acinzentado dos olivais, o verde-escuro dos pinheiros, a contrastar com as tonalidades brandas dos prados esmaltados de flores e das campinas cobertas de searas louras”.
Numa antiga quinta, em pedra, totalmente recuperada servem-se os bons sabores da serra.
Com a sua origem em 1993, a Quinta tem ao serviço de quem a visita serviços ligados ao desporto, tais como um campo de Ténis, um campo de Vólei/Futevólei, de Futebol, piscinas, desporto de aventura e um ginásio.
Na vertente Gastronómica a Quinta possui Serviço de Restaurante, Bar, Petisqueira e Esplanada com uma soberba vista para a Serra da Estrela.
Na Quinta das Courelas pode desfrutar, entre outros pratos, da Sopa de Paladares Serranos, das muito famosas Febras na Telha, do Cozido à Portuguesa, assim como do Cabrito à Moda de Fornos.
A Quinta foi já várias vezes reconhecida pelo seu potencial gastronómico e pelas suas paisagens deslumbrantes.