Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Reunião do projeto europeu EFES Impact realizou-se no Fundão


O Fundão recebeu, nos dias 14 e 15 de março de 2024, a segunda reunião de parceria no âmbito do projeto EFES Impact, onde os parceiros tiveram oportunidade de visitar o ecossistema de inovação do Fundão e desenhar o plano de atividades que irá ser desenvolvido ao longo do projeto.

Financiado ao abrigo do programa INTERREG POCTEP e liderado pela Direccíon General de Empresas da Extremadura, o projeto EFES Impact visa promover o ecossistema de apoio ao empreendedorismo social inovador e inclusivo, de forma a aumentar o número de iniciativas de empreendedorismo social e empresas que geram maior impacto positivo nas regiões transfronteiriças ontem intervém, alinhado com um desenvolvimento endógeno e sustentável dos respetivos territórios.

A rede é constituída por sete parceiros distribuídos pelas regiões Centro e Alentejo, em Portugal, e pela Extremadura, em Espanha, nomeadamente Dirección General de Empresas da Extremadura, Fundación Fundecyt, Fundación Maimona, Fundação Eugénio de Almeida, Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI) e Município do Fundão.

A complementaridade entre parceiros e agentes do ecossistema de inovação social favorecerá, através da cooperação transfronteiriça, a utilização do potencial da Euroace na promoção do empreendedorismo social inovador como potenciador de oportunidades para o desenvolvimento sustentável. O projeto tem, por isso, uma abordagem marcadamente inovadora para enfrentar os desafios e intervir no território de forma a gerar inovação através de processos de governação participativa para a criação de iniciativas de impacto nesta região, que serão replicadas.

Nas sessões que decorreram no Fundão estiveram presentes todas as entidades que integram o projeto, mas também de outros stakholders locais.