Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Rosário Bello celebrou 30 anos de carreira


Mais de três décadas dedicadas à arte e à cultura: A artista plástica Rosário Bello celebra este sábado, dia 05 de outubro, 30 anos de carreira com uma exposição retrospetiva da sua obra, que está patente na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, até ao final do ano.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, “dignificar a arte e Vila Velha de Ródão para nós é um privilégio. A Rosário conquistou o reconhecimento de todos e esta exposição acredito que vai ficar na memória de todos aqueles que a visitarem”.
Rosário Bello disse que esperou este dia por muitos anos. “Acredito sempre na realização dos sonhos mas ainda tenho uma longa caminhada. Dedico esta exposição à minha família, que apesar das dificuldades, sempre me apoiaram”.
Natural de Nisa, onde nasceu em 1972, Rosário Bello reside em Castelo Branco e mantém uma forte ligação ao concelho de Vila Velha de Ródão, onde viveu entre os 6 e os 22 anos e faz questão de celebrar os seus 30 anos de carreira com uma mostra, na qual apresenta telas, peças de cerâmica e instalações, que representam as várias vertentes em que tem expressado a sua arte.
Na exposição é ainda possível admirar a coleção “Saias”, na qual se incluem 3 peças dedicadas ao concelho de Vila Velha de Ródão, e duas novas obras de arte concebidas especialmente para assinalar a data e que são apresentadas ao público pela 1ª vez.
Artista plástica, ceramista, ilustradora, muralista, poetisa e professora, Rosário Bello tem um vasto currículo onde se inclui a participação em mais 180 exposições de pintura, a nível nacional e internacional.
Entre estas, destacam-se mais de 20 exposições em Itália, no Centro di Aggregazione Culturale de Ragusa, uma delas com o apoio do Município de Vila Velha de Ródão.
Convidada a participar no Salão de Arte Contemporânea do Carrousel du Louvre, em Paris, um dos mais importantes certames europeus de arte, nos anos 2019, 2020, 2021 e 2022, Rosário Bello foi também distinguida com Certificados de Mérito pelo Museu do Luxemburgo pela qualidade do trabalho apresentado.
Ao nível da arte têxtil, a artista desenvolveu peças únicas com pintura à mão, que incluem criações para artistas nas mais diversas áreas e a participação na Covilhã Creative Week 2023, encontrando-se ainda representada com a sua arte e com vários murais e painéis em azulejo em diversas instituições e coleções particulares, a nível nacional e internacional.
Rosário Bello é também uma pintora de arte urbana, tendo já realizado murais nas freguesias de Ninho do Açor, Sobral do Campo, Lardosa, Vale da Torre, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Oledo e em azulejo.