Sabugal: XVII Almoço de Bucho em Lisboa em novembro
A Confraria do Bucho Raiano vai realizar no dia 16 de novembro o décimo sétimo almoço anual de bucho da região de Lisboa, na Quinta da Estrela, em Caneças, concelho de Odivelas, onde espera reunir cerca de 200 pessoas. O objetivo é a promoção dos sabores raianos, através da degustação da sua peça gastronómica mais genuína. Ao mesmo tempo pretende-se celebrar a amizade entre os confrades, seus familiares e amigos.
O almoço inclui entradas de salgados, enchidos grelhados e bebidas, a que se seguirá o almoço propriamente dito, com sopa camponesa e bucho raiano acompanhado por batata cozida, grelos de nabo, farinheiras e morcelas. No final, após as sobremesas e o café, haverá ainda um magusto com castanhas do Sabugal e jeropiga.
O presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença, já garantiu a sua presença no evento, à semelhança dos anos anteriores.
O primeiro desta série de almoços de bucho em Lisboa realizou-se na casa do Concelho do Sabugal, no dia 17 de novembro de 2007, altura em que se lançou a ideia de formar a Confraria. O convívio tem-se mantido todos os anos, a par do capítulo da Confraria, no Sabugal, que acontece sempre no sábado de Carnaval.
A nossa tradição
Após a matança do porco, a sua suspensão no chambaril e a desmancha das carnes, cortam-se para um barranhão pedaços de entrecosto, orelha, rabo e focinheira. Temperada com sal e pimentão, fica em marinada durante três dias, só então se enchendo os buchos, que são colocados no fumeiro.
O bucho comia-se em reunião familiar ou numa roda de amigos. Segundo o receituário antigo, deve ser cozido durante três horas numa panela de ferro, em lume brando, envolto num pano de linho. Vai à mesa com grelos de nabo e batata cozida, acompanhado por um bom vinho tinto da região.