
Serra da Estrela: Ação de sensibilização para a eliminação consciente de beatas de cigarro
O projeto Beat the Butt (www.beatthebutt.pt) e o Movimento Estrela Viva (MEV) realizaram, no passado dia 14 de Agosto, uma ação de sensibilização nas ruas de S. Romão com o objetivo de alertar para o impacto das beatas de cigarro nos ecossistemas e promover atitudes responsáveis no descarte das mesmas.
A iniciativa, designada “Giz da Vergonha”, contou com a presença de cerca de 15 voluntários e consistiu em pôr a descoberto um resíduo que tantas vezes passa despercebido pela população. Para tal, identificaram-se as beatas de cigarro no chão de várias ruas em S. Romão através da marcação, com giz natural, de círculos em redor das mesmas e da aposição de mensagens de alerta para esta problemática. A iniciativa foi bem acolhida e a curiosidade dos transeuntes que circulavam nestas ruas foi grande, o que permitiu explicar a várias dessas pessoas, os impactos da poluição causada pelas beatas de cigarro quando estão no ambiente e da importância de se mudarem os comportamentos no momento do descarte deste resíduo.
De acordo com Carla Portela, responsável pelo projeto Beat the Butt e membro integrante do Movimento Estrela Viva, “as beatas são um dos resíduos mais abundantes no nosso planeta, contaminando solos e aquíferos. São ainda o principal motivo de incêndios por negligência em zonas montanhosas e de floresta”. A promoção de comportamentos responsáveis, por parte dos cidadãos, no descarte destes resíduos tão comuns é por isso de grande importância, mais ainda numa região como a Serra da Estrela que tem no seu património natural a sua principal mais-valia.
O projeto Beat the Butt e o Movimento Estrela Viva estão a planear a realização de mais ações desta natureza no próximo Outono e a estudar potenciais formas de implementar um sistema de recolha seletiva de beatas que seja funcional e que contribua localmente para a resolução ou minimização deste problema.