Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

SIZA VIEIRA E CARLOS CASTANHEIRA VENCEM PRÉMIO EDIFÍCIO DO ANO 2021 DO ARCHDAILY


Siza Vieira e Carlos Castanheira acabam de vencer o prémio internacional de Edifício do ano 2021, do Archdaily, na categoria Arquitetura Cultural, graças a um projeto que desenvolveram na China: o Museu de Arte e Educação de Ningbo.

Demorou três anos a ser construído e foi inaugurado a 21 de novembro de 2020. O Museu de Arte e Educação de Ningbo é revestido a chapa metálica negra, de forma ondulada, e, por fora, está suspenso da terra. Foi construído para albergar a coleção de pintura e escultura de um empresário chinês, ao longo de 5300 metros quadrados

Este trabalho de Siza Vieira e Carlos Castanheira foi a votos, com outros arquitetos internacionais, e os membros registados na plataforma Archdaily escolheram-no como o Edifício do Ano 2021.

A aposta na dupla de portugueses para fazer um edifício na China já era sinal do valor da sua mestria. Agora, este prémio veio confirmar e reforçar isso mesmo.
O projeto de Siza Vieira e Carlos Castanheira foi o único a representar Portugal nestes prémios e concorria com edifícios de vários países: o Museu Audemars Piguet, em Le Brassus, na Suíça; o centro chinês de Arte de Qujiang, em Xi’an – Shanxi; o edifício Experimenta, em Heilbronn, na Alemanha, e o MEETT – Centro de Congressos e Exposições de Toulouse.
Esta não é a primeira vez que Siza Vieira e Carlos Castanheira vencem o Prémio Archdaily – Edifício do Ano. A primeira vez foi em 2015 com o projeto “Building on the Water”, em Huai´an, também na China.
Os arquitetos quiseram saborear de novo a vitória e 2021 foi o ano para uma nova e segunda distinção. Quis o destino que fosse novamente com um edifício na China.