Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Todos os concelhos do distrito da Guarda constam do CLDSG


Foram publicados em Diário da República os diplomas que estabelecem os concelhos a intervencionar pelo Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDSG), destinado a projetos de inclusão com base em indicadores de fragilidade social. Todos os 14 concelhos do distrito da Guarda constam da lista.

Os três despachos publicados apresentam listas com o total de 232 concelhos do Continente que podem candidatar-se à 4.ª geração do CLDS-4G, 206 dos quais do Norte, Centro e Alentejo, 11 da Área Metropolitana de Lisboa e 15 do Algarve. Todos os 14 concelhos do distrito da Guarda constam da lista.
Os critérios de ponderação do financiamento das candidaturas têm em conta a população residente em cada concelho. Também a identificação das vulnerabilidades sociais teve em conta “fatores tradicionalmente muito penalizadores do tecido social”, nomeadamente “níveis do desemprego, do envelhecimento e da pobreza, especialmente da pobreza infantil”, com base em indicadores propostos pelo Instituto da Segurança Social e pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento.
No total, foram instituídos valores que vão desde os 250 mil euros, para os concelhos com menos de seis mil habitantes, até 1,25 milhões para os concelhos com pelo menos 200 mil habitantes.
No Norte, Centro e Sul são considerados 206 concelhos, estabelecendo-se uma majoração do financiamento para os territórios atingidos pelos incêndios florestais de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.