
Tondela: Estudo sobre comportamentos alimentares e competências de fala-linguagem de crianças
Foi recentemente publicado um artigo científico centrado no conhecimento percebido pelos pais sobre os comportamentos alimentares que influenciam as competências de fala-linguagem de crianças, que frequentam o ensino pré-escolar no concelho de Tondela.
Este estudo foi conduzido no âmbito do projeto “+ Saúde, + Sucesso” – Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões, Centro 2020/Prioridade 10.1″, pela nutricionista Emília Rodrigues e pela terapeuta da fala Rita Matos, ambas colaboradoras na Câmara Municipal de Tondela.
O artigo contou ainda com a colaboração dos nutricionistas Goreti Botelho (docente e investigadora na Escola Superior Agrária de Coimbra e no Centro de I&D CERNAS) e do nutricionista Jorge Lameiras.
A publicação foi realizada na prestigiada revista internacional Nutrition & Food Science, da editora Emerald Publishing.
Em resumo, o estudo mostrou a importância de associar simultaneamente temas sobre educação alimentar e de fala-linguagem dirigidos aos pais.
A capacitação dos pais e outros cuidadores sobre alimentação e desenvolvimento da fala e linguagem pode aumentar a sua motivação para promover comportamentos alimentares saudáveis da criança.
Enquanto perspetiva futura, seria desejável estender este tipo de intervenção interdisciplinar a outros estabelecimentos do ensino pré-escolar, não só a nível do concelho mas também a um nível regional e nacional.