Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Tondela: Plantação de carvalhos em terrenos baldios afetados pelos incêndios de 2017


Mais de três mil carvalhos começaram ontem a ser plantados. Estas espécies autóctones serão colocadas em áreas ardidas, nos incêndios de 2017, em terrenos baldios, junto às localidades de Cortiçada, na estrada entre Molelinhos e Várzea do Homem, e ainda na povoação de Dardavaz (Freguesias de Castelões, Molelos e Dardavaz, respetivamente).

Sensibilizada sobre a importância que a floresta tem no território, a presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, acompanhou simbolicamente a plantação das primeiras árvores em conjunto com os respetivos presidentes das juntas de freguesia e responsáveis pelos baldios.

Esta reflorestação será feita numa área de cerca de quatro hectares e é apenas uma de outras iniciativas previstas neste âmbito. Esta ação contou com o apoio da E-Redes e das juntas de freguesia.

A plantação de carvalhos já esteve agendada, estando prevista a participação das escolas e da comunidade local. Infelizmente, face à pandemia, esta teve que ser, por várias vezes, adiada. Assim, e não podendo ser mais protelada sob pena de comprometer a plantação, o Município de Tondela tomou a iniciativa de a realizar neste momento.

O Município de Tondela deixa o agradecimento a todos aqueles que, ao longo deste percurso, contribuíram para a concretização deste projeto, que deve mobilizar todos.