Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Vagas do programa de apoio a estudantes no Interior são insuficientes


O programa Mais Superior, que subsidia em 1500€ anuais alunos que queiram frequentar o ensino superior no Interior do país, teve o dobro da procura em relação ao ano passado. Atualmente, existem quatro candidatos para cada bolsa, o que levou o Governo a estudar a hipótese de aumentar número de alunos apoiados.

Este ano lectivo, o Governo apoiou mais 175 alunos que pretendam estudar em instituições de ensino superior do Interior do que no ano passado. No entanto, o número de bolsas está longe de ser suficiente para a procura que o programa Mais Superior teve. No arranque do ano lectivo 2018/2019, a Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) recebeu mais de 6300 candidaturas, um número que é quatro vezes mais elevado do que os apoios disponíveis e que levou o Governo a estudar a hipótese de aumentar número de alunos apoiados.
O período de candidaturas a este apoio de 1500 euros anuais terminou a 15 de Novembro e 6337 estudantes manifestaram a intenção de receber a bolsa Mais Superior, que é distinta da bolsa de Acção Social e que, quando é atribuída, dura até ao final do curso.
As candidaturas foram abertas mais cedo do que é habitual, antes mesmo do arranque das aulas, o que pode ajudar a explicar o aumento de procura verificado.
António Fontainhas Fernandes, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), explica este ano registou-se “o número mais elevado desde que o Mais Superior foi criado, em 2014”, refere, acrescentando que “o problema é que há quatro candidatos para cada bolsa disponível, uma procura que torna clara a necessidade de reforçar este programa”.
Fonte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, avança que, “tendo em consideração a importância do programa e este número de candidaturas”, estão a ser “desenvolvidos todos os esforços” para que o número de bolsas atribuídas possa ser reforçado ainda este ano, embora não se comprometa com nenhuma data.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.