Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Vila Chã Aldeia Trail de Portugal: o projeto apaixonado pela natureza

O “Vila Chã Aldeia Trail de Portugal” é um projeto que, tem como fatores motivacionais, a paixão pela natureza, pela modalidade do “Trail Running” e um grande amor pela sua terra natal.

Tem como principal objetivo dinamizar e divulgar a aldeia de Vila Chã, Fornos de Algodres, Guarda, e as suas gentes. Promover e incentivar a comunidade residente e a quem os visitar, à prática da atividade física na natureza e assim sensibilizar para a importância de cuidar e preservar a fauna e flora, combatendo, desta forma, a desertificação do interior do país.

O projeto “Vila Chã Aldeia Trail de Portugal”, compromete-se e pretende inovar e desenvolver a aldeia em todas as áreas de trail e caminhadas, de competição e lazer, proporcionando a todos os que os visitarem várias experiências em contacto com a natureza.

 

Colaboraram na organização do “Solidária Vila Chã Virtual Race”, um evento em prol, benefício, reconhecimento e agradecimento á “Casa dos Avós” da “Associação de Maceira” e seus profissionais, por cuidar de alguns idosos de Vila Chã. Aderiram 766 inscritos e foram angariados 722,29€ em donativos, integralmente direcionados para a “Casa dos Avós”.

 

A equipa fez igualmente parte da organização e promoção de um evento solidário alusivo ao Dia da Mãe, denominado “Corrida/Caminhada da Mãe – Vila Chã Solidária “. Esta iniciativa solidária destinou-se a divulgar e a reconhecer o trabalho realizado pelo “Centro de Apoio à Vida NASCER, instituição da Cáritas Diocesana da Guarda”. Esta organização funciona como centro de apoio à vida que, enquanto equipamento social de apoio à mulher grávida ou puérpera com filhos recém-nascidos em situações de grande vulnerabilidade económica, social e afetiva, assumem um caráter primordial na luta por uma maior justiça social.

Contaram com a participação de mais de 800 atletas, onde foi possível angariar 375€ em donativos que, foram integralmente direcionados para o Centro de Apoio à Vida-Nascer.

 

Além de se destacar pela sua coesão, o grupo está igualmente envolvido na comunidade. A 6 de junho, em Vila Chã, desenvolveram uma atividade física alusiva ao dia da mundial da criança, denominada “Caminhada Solidária da Criança”, que resultou de uma parceria com o Centro de Apoio À Vida NASCER da Cáritas Diocesana da Guarda.

A presença de cerca 50 participantes, possibilitou a angariação de cerca de 500kg de donativos em géneros (roupas, calçado, fraldas, produtos de higiene pessoal, artigos alimentares, objetos e mobiliário direcionado à utilização de bebés e crianças).

 

O clube afirma estar a tentar encontrar soluções, a acompanhar a evolução pandémica e a ponderar todos os prós e contras no sentido de ainda realizar um evento de “Trail Running” no mês de agosto.

Após a realização de parcerias, com diversas entidades, o “Vila Chã Aldeia Trail de Portugal” pretende levar a cabo a organização do trail “Trilhos Culturais”, a realizar-se em Vila Chã – Fornos de Algodres, a 3 de outubro de 2021. É uma iniciativa que pretende aliar a prática da atividade física à demonstração cultural em várias vertentes e temáticas, bem como à divulgação da produção local.

A prova terá 3 distâncias e graus de dificuldades distintos:

 

  • Trail Longo-22km
  • Trail Curto-12km
  • Caminhada-7km

 

As provas irão decorrer, predominantemente, em caminhos rurais, vias de terra batida e trilhos, adjacentes e na envolvência à aldeia de Vila Chã.

Este evento terá a duração de 4 dias, entre o dia 2 e 5 de outubro, e irá proporcionar a todos os participantes uma experiência desportiva diferente, em vários locais e pontos de interesse dos mais belos das Terras D’Algodres.

Paralelo ao evento desportivo, irão também decorrer outras iniciativas no mesmo âmbito temático, no sentido de sensibilizar todos os participantes para a questão cultural e ambiental.

O evento terá também uma preocupação ao nível ambiental, onde irão decorrer algumas atividades e experiências com vista à participação de quem os visitar.

Será uma iniciativa aberta a todos aqueles que habitualmente correm, aos que queiram iniciar-se na modalidade ou pretendam apenas fazer uma caminhada na natureza, juntamente com a sua família.

Durante todo o evento haverá a possibilidade de degustar vários produtos e pratos tradicionais do concelho e região.

Também se irão disponibilizar vários locais onde todos os participantes poderão usufruir de várias experiências gastronómicas.

“Vila Chã Aldeia Trail de Portugal”, passou recentemente a colaborar com a ADFA – Associação Desportiva de Fornos de Algodres, de onde se pretende que surjam várias iniciativas relacionadas com as modalidades de atletismo, trail e ciclismo.

Esta parceria pretende cobrir uma lacuna existente na ADFA, na área das modalidades, e dar uma dimensão ainda maior a este clube já com décadas de existência.