
Vila Nova de Paiva: “Como a BD nos conta o Holocausto” em exposição no Centro de Memória Judaica
O Centro de Memória Judaica de Vila Cova à Coelheira recebe entre os meses de setembro e novembro, a exposição “Como a BD nos conta o Holocausto”, numa parceria entre o Município de Vila Nova de Paiva, o Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu – GICAV e o IPDJ de Viseu.
Esta exposição pretende ser um contributo para a educação sobre a temática do Holocausto, através de uma arte tão nobre como a Banda Desenhada e, ao mesmo tempo, valorizar o espaço onde está inserida.
Em Portugal, o artista José Ruy ajuda-nos a perceber o lado generoso e tolerante de Aristides de Sousa Mendes, o herói português do Holocausto, Cônsul em Bordéus, que também foi retratado numa vertente mais humorística por Artur Correia.
Nem “Os Simpsons” escaparam a ser transformados em prisioneiros judeus nos campos de concentração pelo artista italiano Alesandro Palombo.
Através da BD pode-se educar as novas gerações sobre o Holocausto, sem suavizar a loucura do extermínio e prevenir a propagação do antissemitismo.