
“Violência Doméstica e no Namoro: como garantir o respeito e a igualdade?”
Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres
Foi em outubro de 2019 que foi anunciado o tema em debate, “Violência Doméstica e no Namoro”, e foi com grande entusiasmo que recebemos este “projeto”. Após muitas semanas foram criadas 2 listas no 2º e 3º ciclo do ensino básico.
Depois de muito trabalho, foram eleitos os deputados para a Sessão Escolar, as eleições decorreram a 27/01/2020, levando a lista vencedora com 55 votos de diferença.
Sessão Escolar
Dos 15 deputados que participaram na Sessão Escolar 4 foram eleitos para representar a escola (3 efetivos e 1 suplente) na Sessão Distrital. Na Sessão Escolar também foi discutido o Projeto de Recomendação a levar para a Sessão Distrital.
Medidas Propostas:
1. “Os agressores, quando condenados, devem cumprir toda a pena, frequentar ações de formação e serem penalizados com coimas/indemnizações mais elevadas, para reparação das vítimas”
2. “Depois da denúncia e condenação do agressor, as vítimas devem ser ajudadas financeiramente e anonimato no alojamento”
3. “Realização de campanhas de sensibilização nos Media, principalmente na TV, recorrendo a figuras públicas, para causar maior impacto”
Sessão Distrital
Estávamos animados para a Sessão Distrital até que o começo da pandemia da COVID-19 em Portugal obrigou-nos a adiar esta sessão. Quase 1 ano depois do ocorrido deram-nos a notícia que a Sessão Distrital ir-se-ia realizar através de videoconferência.
No primeiro momento da sessão um deputado de cada escola pode questionar a sra deputada Mariana Silva. Na parte da tarde deu-se a escolha das 3 escolas que iriam representar o círculo da Guarda na Sessão Nacional assim como as medidas a apresentar. Esta sessão realizou-se a 26/04/2021.
Sessão Nacional
Para a nossa grande felicidade a nossa escola juntamente com Mêda e Manteigas foram eleitas para representar o círculo da Guarda nesta Sessão Nacional no dia 15/06/2021.
Por consequência da COVID-19 esta sessão foi também em formato de videoconferência. A sessão teve início com a apresentação de cada círculo, em seguida deu-se o período de perguntas a alguns deputados da assembleia, após muitas horas de trabalho e discussão votámos nas medidas que queríamos eliminar, dando assim como encerrada a Sessão Nacional do Parlamento de Jovens.
Usa a tua influência para dizer não à violência
O tema abordado (violência doméstica e no namoro) é um flagelo social que nos envergonha e que deve ser alvo de medidas urgentes que lhe ponham fim. A violência no namoro, quando exercida, é um grave violação dos direitos humanos e na grande maioria das vezes dos direitos das mulheres.
Jornalista: Matilde Fonseca