Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Viseu: Lançamento do Cartão Sénior na cerimónia de encerramento da Atividade Sénior


No passado sábado, dia 3 de dezembro, decorreu no Pavilhão Multiusos de Viseu a cerimónia de encerramento da 15ª edição do programa municipal Atividade Sénior.

Entre participantes do programa, Técnicos de exercício físico responsáveis pela dinamização das ações, Parceiros Estratégicos e Promotores Locais, muitos foram os que marcaram presença nesta cerimónia que encerrou mais uma edição daquele que é um dos mais importantes e expressivos programas municipais, especialmente dedicado ao envelhecimento ativo e ao bem-estar físico e mental da comunidade sénior de Viseu.

Prova disso são os números desta 15ª edição. 2180 seniores participam nas atividades físicas, incluindo atividades complementares como Boccia, Dança, Atletismo, Yoga, Pilates e Futebol a Caminhar (Walking Football), totalizando 320 atividades semanais ao longo da edição; 115 grupos em pleno funcionamento em 24 freguesias, com exceção da União de Freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá, integrados em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas(ERPI); 60 Promotores Locais e 8 Parceiros Estratégicos sendo a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro/ACES Dão Lafões), a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV); a Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV); a Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV); a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu; o Instituto Piaget de Viseu; a Associação Beira Amiga; e as Obras Sociais (através do Centro Apoio Alzheimer Viseu).

“O momento é de agradecimento aos Promotores, aos Parceiros Estratégicos, aos Técnicos de Exercício Físico que, seguramente, a maior parte das vezes são como família para os cidadãos, às Instituições, às Juntas de Freguesia”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas.

Com o slogan “Um compromisso para a Vida”, o programa Atividade Sénior visa implementar políticas e ações que permitam que todos os participantes atinjam um bom nível de qualidade de vida, adotando um estilo de vida ativo com atividade física de forma regular, uma alimentação equilibrada e, não menos importante, manter uma vida socialmente ativa.

Além da oferta das atividades regulares (duas a três vezes por semana no caso dos grupos independentes; e três a quatro vezes por semana no caso dos grupos frágeis), a oferta do programa Atividade Sénior foi alargada em abril, oferecendo um conjunto de atividades complementares, já mencionadas, que proporcionam experiências diferentes e bons momentos de convívio entre os seniores.

O momento culminou com a atuação do músico José Cid que fez as delícias dos presentes.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas admitiu: “Sou um Presidente da Câmara feliz, exatamente porque tive a oportunidade de começar esta Atividade Sénior e vejo que esta realidade foi regada, convenientemente tratada e adubada. Penso que qualquer comunidade teria orgulho em tratar assim os seus cidadãos que já terminaram a sua atividade. Este é o reconhecimento”.

 

Câmara de Viseu lança Cartão Municipal Sénior

 

A Câmara Municipal de Viseu apresentou, no passado sábado, dia 3 de dezembro, na Cerimónia de Encerramento da 15ª Edição do Atividade Sénior, o novo Cartão Municipal Sénior. Um cartão de descontos, vantagens e benefícios para todos os viseenses que tenham idade igual ou superior a 60 anos.

Cumulativamente, para conseguirem aderir, os seniores têm de ser reformados e/ou pensionistas e têm de residir no concelho de Viseu há pelo menos 12 meses.

Este cartão apresenta vários benefícios, desde desconto no bilhete da Feira de São Mateus, nos dias dos eventos promovidos pelo Município, desconto no acesso aos Teatros Municipais, desconto na rede de transportes públicos do concelho, para os participantes inscritos no projeto “Informática para Seniores”, e descontos previstos na Tabela de Preços e no Regulamento e Tabela de Taxas, Licenças e outras receitas do Município, na utilização das instalações desportivas de gestão municipal.

“Mais do que ter um cartão, é importante que as pessoas sintam, efetivamente, que têm um benefício direto com estes descontos. Este é mais um passo que demonstra que o Executivo Municipal continuará com um olhar mais atento para as dificuldades sentidas pelos seniores viseenses”, refere o Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas.

“O lançamento do Cartão visa estimular, ainda mais, a participação ativa da população sénior nas atividades culturais, desportivas e recreativas do concelho, valorizando o seu papel na sociedade e melhorando as condições de vida”, acrescenta o autarca.

A partir desta segunda-feira, dia 5 de dezembro, os munícipes, através do preenchimento de um formulário, podem aderir de forma gratuita a este cartão na Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social da Câmara Municipal de Viseu, situada na Rua João Mendes, n.º 51, 2.º andar.

Desta forma, o Cartão Municipal Sénior reconhece, a todos os munícipes que o requeiram, o direito a vários benefícios no acesso a bens e serviços, em condições de isenção, comparticipação ou condições de preço mais vantajosas, em áreas diversificadas e relevantes para a sua qualidade de vida e envelhecimento ativo.