
Viseu recandidata-se ao Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas
Em 2021, são cinco os jovens que integram o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, ao qual o Município de Viseu se voltou a candidatar, e que, neste verão, dedicam o seu tempo e atenção à nossa Mata do Fontelo.
Neste grande pulmão verde da cidade, estes voluntários realizam um conjunto de tarefas complementares ao trabalho desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Escola Superior Agrária de Viseu e a QUERCUS, nomeadamente relacionadas com a inventariação das árvores e monitorização de espécies animais e vegetais em risco.
Quanto à inventariação, devido a atos de vandalismo e a fatores abióticos (sol e chuva), muitas árvores deixaram de ter identificação, ou seja, a numeração que identifica o talhão e a subárea a que uma determinada árvore pertence e o seu próprio número. Estes dados são os que permitem uma monitorização mais cuidada e rigorosa do estado das árvores da Mata e, por isso, a colocação e/ou reposição das suas etiquetas é fundamental.
Há medida que os jovens voluntários realizam a inventariação, vão igualmente contabilizando os avistamentos de aves, mamíferos, insetos, entre outras espécies, por subárea, com vista à criação de uma futura base de dados.
O trabalho destes jovens no terreno reveste-se de especial importância, não só porque contribui para sensibilizar para a necessidade de preservação e salvaguarda da natureza e biodiversidade, mas também como elemento primordial na mitigação dos efeitos nefastos provocadas pelas alterações climáticas.