Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Belmonte recebe Festa das Luzes


Belmonte recebe, entre os dias 27 e 30 de dezembro, a Festa das Luzes, também conhecida como “Hanukkah” em hebraico, que assinala a libertação e purificação do Templo de Jerusalém e a revolta contra os selêucidas liderada por Matatias Macabeu e os seus cinco filhos, conforme está descrito no Antigo Testamento.

“Após a libertação do Templo, verificou-se que só havia azeite suficiente para manter a chama eterna acesa por mais um dia. Contudo, a chama ardeu durante oito dias, o tempo necessário para se fazer e consagrar mais azeite para o Templo.”

É uma festa marcada “pelo clima familiar e pela grande alegria, durante esta, um candelabro de nove braços é usado, com o acender de uma vela por dia, recordando os oito dias em que a chama ardeu milagrosamente. O nono braço do candelabro, colocado no centro e o mais alto de todos, é o shamash, a vela que é usada para acender as restantes.”

A luz, em todo o seu espetro, é também o mote unificador que iluminará novos olhares sobre o património ímpar da Aldeia Histórica de Belmonte.

A festa também conta com grande envolvimento da comunidade e nos museus de Belmonte será possível encontrar pulseiras alusivas ao evento, realizadas pela Academia Sénior de Belmonte e Centro Escolar de Belmonte.

Será ainda possível ver a exposição “Judaísmo e Arte: Histórias da Sala de Aula”, cujos trabalhos estão expostos em quatro espaços da vila, nomeadamente no Museu Judaico de Belmonte, na Sinagoga Beit Eliahu, no Belmonte Sinai Hotel e na Loja Casa da Judiaria.

O ciclo “12 em rede”, é recebido agora por Belmonte, onde o visitante é então acolhido por um programa alargado que inclui concertos, degustações gastronómicas, oficinas e visitas que orientam este evento inesquecível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.