Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Castro-Daire: município de Castro Daire vai ter um parque de aventuras


O município de Castro Daire adjudicou as obras de criação do Pombeira Adventure Park, sendo que os trabalhos irão iniciar-se “muito em breve”. O investimento, financiado por fundos comunitários, é de cerca de 250 mil euros.

“Esta aposta num parque aventura, no lugar da Pombeira (ponto de interesse da Rota da Água e da Pedra), tem como objetivo principal a atração turística ao território através da valorização dos recursos endógenos, em especial dos recursos naturais associados à Rede Natura 2000, Rio Paiva e Serra do Montemuro”, salienta em comunicado a autarquia castrense, acrescentando que o projeto “foi concebido para alcançar os diversos segmentos da população, desde a vertente do mero lazer como a vertente dos aficionados pelas atividades mais radicais”.

O Pombeira Adventure Park vai transformar-se no Centro de Atividades Outdoor de Castro Daire e contará com um espaço de apoio/receção, com parque de estacionamento associado, que funcionará como a porta de entrada para as múltiplas rotas disponíveis no concelho e para a prática de desportos e turismo de natureza. “Um dos ex-libris deste parque será o miradouro da Pombeira”, que será “instalado num ponto estratégico e dele será possível observar o parque em toda a sua dimensão e esplendor, bem como todo o enquadramento natural de toda a envolvente a perder de vista”. “Será um miradouro suspenso numa plataforma com 12 metros, onde nove deles serão suspensos sob a falésia e a cascata da Pombeira, criando a sensação ao visitante/turista de estar a flutuar sob o parque”, explica a autarquia.
O parque irá disponibilizar um conjunto de equipamentos que possibilitarão aos visitantes uma série de atividades de exploração da Pombeira , com particular destaque para o canyoning e para a via ferrata.
A primeira modalidade desportiva, que já é uma referência do local, permitirá a descida do leito do Rio a partir da zona do Miradouro.

Em sentido inverso, a subida até à zona do Miradouro será efetuada através da via ferrata que será construída e que acompanhará o curso do Rio, subindo e descendo as paredes rochosas, alternando entre a margem direita e esquerda, que serão ligadas por três pontes himalaias, que possibilitarão, também, a vista panorâmica das lagoas do local.

Para os menos radicais, será criado um trilho de aventura com cerca de cinco quilómetros (PR), circular, com início e fim no Miradouro, que possibilitará a apreciação do Vale do Rio Vidoeiro através da caminhada, ou numa perspetiva competitiva, para o treino de Trail Running.

Contará, ainda com a ligação ao Percurso Pedestre já existente (PR8 – Trilho da Pombeira) que permitirá a ligação aos moinhos e à cascata da Pombeira, num ramal de ida e volta, perfazendo a extensão total de 6,2 km.

“Com mais este investimento pretende-se o reforço da coesão territorial e da competitividade e, por via da criação de estruturas que contribuam para a associação dos recursos ao território, apostar na melhoria da qualidade de vida das populações, em resultado do aumento do número de visitantes e da dinamização da economia local”, conclui a Câmara de Castro Daire.