Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

De todas as Beiras foram os da Baixa que tiveram razões para festejar


Ou o Tondela regressava às vitórias, ou a retoma serrana continuava. E foi assim que aconteceu. No alto da Serra da Estrela, o Covilhã recebeu e venceu a formação tondelense por 1-0, num jogo de tomada morna na primeira parte, que apenas foi desbloqueado através de uma grande penalidade no segundo tempo.

 

Do aflito ao seguro, só restou a monotonia

Os tondelenses entraram com mais vontade no jogo, chegando mais vezes à grande área dos Leões da Serra, nos primeiros minutos. As duas equipas apresentavam uma linha de pressão alta, mas a intensidade não era a maior, permitindo aos jogadores terem tempo para pensar.  Com o desenrolar dos minutos, o Covilhã começou a controlar mais a posse. Apesar desse domínio era o Tondela quem era mais intencional no seu ataque.

A partir da metade do primeiro tempo a partida perdeu ritmo e as verdadeiras tentativas de ataque diminuíram de lado a lado. Sem quase nenhum motivo de interesse desse período de tempo até ao intervalo – notoriamente a partida necessitava de um golo para animar no tempo complementar – as equipas recolheram ao balneários com o zero a zero.

Teve de ser uma grande penalidade a desbloquear o enguiço

O segundo tempo começou com os serranos mais afoitos e com mais intensidade. Graças a esse ímpeto ofensivo, o Covilhã ganhou uma grande  penalidade que Gilberto não desperdiçou e abriu o ativo, atirando a bola para um lado e o guarda-redes para o outro.

Após esse tento o Tondela tentou vir para cima e tomar de assalto o meio-campo do Covilhã, mas os serranos sabiam bem da importância desta vitória e fecharam as linhas e impediam ataques perigosos dos tondelenses. Tozé Marreco meteu a carne toda no assador, colocando diversos jogadores de ataque, mas a formação auriverde não foi capaz de chegar ao empate e os serranos arrecadaram assim uma vitória fundamental numa sonhada fuga à despromoção.

Com este triunfo, o Covilhã não sai do último lugar mas soma agora 14 pontos e diminui a diferença para os lugares de manutenção. Na próxima semana os Leões da Serra deslocam-se até ao Douro, para defrontar o Penafiel.

Por seu lado, o Tondela arrecada a segunda derrota consecutiva. Os tondelenses são agora oitavos da tabela com 27 pontos. Na ronda do próximo fim de semana vai haver derby do distrito de Viseu, com os auriverdes a receberem o Académico.

Por Bianca Leão