Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Covilhã: Acidente com trotinete causa ferido grave no Paúl


Um homem de 49 anos, vítima de um acidente de trotinete que ocorreu perto das 16h44 deste sábado, dia 5 de julho, na vila de Paul, na Covilhã, esperou mais de cinco horas até ser transferido para o hospital de Coimbra com um traumatismo craniano grave.

Segundo declarações do Comandante dos Bombeiros da Covilhã, Luís Marques, os bombeiros foram acionados pelas 22h14, para transportar a vítima, de ambulância, do Hospital da Covilhã ao aeródromo de Castelo Branco, uma vez que o helicóptero pesado da Força Aérea – um EH101 Merlin, que saiu da base do Montijo – não podia aterrar no heliporto do hospital.

A ambulância seguiu com equipa médica hospitalar até Castelo Branco, onde o helicóptero aguardava. Daí, o doente foi levado para Cernache, em Coimbra, onde foi feita nova troca de informações entre os militares e uma viatura médica do INEM, que completou o transporte até ao hospital de Coimbra por via terrestre.

No total, o doente passou por seis equipas médicas diferentes e só deu entrada nos cuidados intensivos de Coimbra por volta das 8h00 da manhã de domingo, onde permanece internado em estado grave.

Se o helicóptero do INEM estivesse operacional, a transferência da Covilhã para Coimbra teria sido direta e feita em cerca de uma hora e meia.